O ator chinês que estava desaparecido, Wang Xing, de 31 anos, foi encontrado em Mianmar e deveria ser enviado para a Tailândia ao meio-dia de terça-feira (7), mas isso não aconteceu, segundo o canal tailandês 7HD.
De acordo com as informações, o ator chinês recebeu um convite para fazer uma audição para rodar um filme em Bangkok, Tailândia, em 24 de dezembro. Então, em 3 de janeiro voou para essa capital.
Ele teria sido levado para um local próximo à fronteira entre a Tailândia e Mianmar por pessoas que afirmavam ser membros da equipe de filmagem e, pouco depois, o contato com ele foi perdido e seu paradeiro era desconhecido. Havia uma teoria de que ele foi enganado e sequestrado por um grupo especial de golpes baseado em Mianmar.
Na segunda-feira (6), o ator chinês foi detido pela Guarda de Fronteira de Mianmar na cidade de Myawaddy, estado de Kayin, na fronteira com a Tailândia. Estava sob custódia da jurisdição da Polícia de Mianmar.
Como resultado da coordenação entre os dois países, estava previsto que ele fosse entregue à polícia tailandesa ao meio-dia de terça-feira, mas até a noite isso não tinha acontecido.
O interessante é que na imagem divulgada pela polícia tailandesa a cabeça dele foi raspada. O motivo é atualmente desconhecido. Essa imagem tem circulado na rede social chinesa Weibo, com pessoas expressando preocupação e perguntando: “Ele estava sendo torturado?”
Mais tarde, na quarta-feira (8), soube-se que ele foi resgatado e se encontra na Tailândia.
Ator chinês teria sofrido tráfico humano, como aconteceu com brasileiros
“Até o exército me empurrar para dentro do carro, eu sabia que ‘talvez não estivesse’ na Tailândia”, descreveu o ator sobre a experiência horrível. Relatou que foi forçado por um grupo chinês de fraudes a “trabalhar” com outros cerca de 50 compatriotas.
Na zona fronteiriça, fora do controle dos militares de Myanmar, há muitos incidentes em que estrangeiros que foram vítimas de tráfico humano e são forçados a participar em fraudes online, por isso havia preocupações crescentes na China sobre a sua segurança.
No fim do mês de dezembro, dois brasileiros viajaram para Bangkok com promessa de trabalho em cassino e outro em call center, mas pelo visto foram vítimas de tráfico humano e estariam no Mianmar.
Assista ao vídeo do ator chinês, com declaração legendada em inglês.
#Chinese actor Xingxing (#WangXing,王星), who went missing during an audition in #Thailand, was rescued in a #Myanmar scam center. "Until the army pushed me into the car, I knew 'I might not be' in Thailand," he described the horrible experience. https://t.co/cppZxmXmBm pic.twitter.com/DFa2UBAv2M
— Ifeng News (@IFENG__official) January 8, 2025
Fontes: Tokyo Shimbun e Tokyo Sports