Ator chinês desaparecido é resgatado: teria sido vítima de tráfico humano

O ator chinês teria sido vítima de tráfico humano de uma organização criminosa no Mianmar, depois de uma agenda marcada em Bangkok.

Ator chinês reaparece com a cabeça raspada e resgatado pela polícia da Tailândia (ANN)

O ator chinês que estava desaparecido, Wang Xing, de 31 anos, foi encontrado em Mianmar e deveria ser enviado para a Tailândia ao meio-dia de terça-feira (7), mas isso não aconteceu, segundo o canal tailandês 7HD.  

Publicidade

De acordo com as informações, o ator chinês recebeu um convite para fazer uma audição para rodar um filme em Bangkok, Tailândia, em 24 de dezembro. Então, em 3 de janeiro voou para essa capital.

Ele teria sido levado para um local próximo à fronteira entre a Tailândia e Mianmar por pessoas que afirmavam ser membros da equipe de filmagem e, pouco depois, o contato com ele foi perdido e seu paradeiro era desconhecido. Havia uma teoria de que ele foi enganado e sequestrado por um grupo especial de golpes baseado em Mianmar.

Na segunda-feira (6), o ator chinês foi detido pela Guarda de Fronteira de Mianmar na cidade de Myawaddy, estado de Kayin, na fronteira com a Tailândia. Estava sob custódia da jurisdição da Polícia de Mianmar.

Como resultado da coordenação entre os dois países, estava previsto que ele fosse entregue à polícia tailandesa ao meio-dia de terça-feira, mas até a noite isso não tinha acontecido.

O interessante é que na imagem divulgada pela polícia tailandesa a cabeça dele foi raspada. O motivo é atualmente desconhecido. Essa imagem tem circulado na rede social chinesa Weibo, com pessoas expressando preocupação e perguntando: “Ele estava sendo torturado?”

Mais tarde, na quarta-feira (8), soube-se que ele foi resgatado e se encontra na Tailândia.

Ator chinês teria sofrido tráfico humano, como aconteceu com brasileiros

“Até o exército me empurrar para dentro do carro, eu sabia que ‘talvez não estivesse’ na Tailândia”, descreveu o ator sobre a experiência horrível. Relatou que foi forçado por um grupo chinês de fraudes a “trabalhar” com outros cerca de 50 compatriotas.

Na zona fronteiriça, fora do controle dos militares de Myanmar, há muitos incidentes em que estrangeiros que foram vítimas de tráfico humano e são forçados a participar em fraudes online, por isso havia preocupações crescentes na China sobre a sua segurança.

No fim do mês de dezembro, dois brasileiros viajaram para Bangkok com promessa de trabalho em cassino e outro em call center, mas pelo visto foram vítimas de tráfico humano e estariam no Mianmar.

Assista ao vídeo do ator chinês, com declaração legendada em inglês.

Fontes: Tokyo Shimbun e Tokyo Sports

+ lidas agora

> >

Vamos Comentar?

--

Autoridades no Japão alertam para ciberataques ligados à China

Publicado em 9 de janeiro de 2025, em Sociedade

Atividade organizada com uma ligação suspeita ao governo chinês para roubar informação sobre segurança nacional e tecnologias de ponta do Japão.

Roubo de informação sobre segurança nacional e tecnologias de ponta do Japão (ilustrativa/banco de imagens)

Autoridades de cibersegurança alertaram na quarta-feira (8) sobre um grupo de hackers chamado MirrorFace, dizendo que ele atacou 210 alvos no Japão desde 2019.

Publicidade

Análises dos alvos e métodos e malware usados pelos hackers sugeriram que os ataques foram uma atividade organizada com uma ligação suspeita ao governo chinês para roubar informação sobre segurança nacional e tecnologias de ponta do Japão, disse a Agência Nacional de Polícia e o Centro Nacional de Preparação de Ocorrências e Estratégia para Cibersegurança.

De acordo com as autoridades, o MirroFace enviou emails anexados com malware para 173 alvos incluindo os Ministérios de Relações Exteriores e da Defesa, think tanks e políticos entre dezembro de 2019 e julho de 2023, assim como desde junho do ano passado.

Em muitos casos, os remetentes fingiam ser especialistas ou ex-altos funcionários das organizações dos destinatários.

Muitos emails tinham títulos referindo-se a assuntos internacionais contemporâneos, incluindo frases como “aliança Japão-EUA” e “Estreito de Taiwan”, ou dizendo que eram convites para conferências ou listas de adesão.

Também foi confirmado que o MirrorFace se infiltrou nas redes de 37 entidades principalmente nos setores de semicondutores e informação-comunicação entre fevereiro e outubro de 2023.

A Agência Japonesa de Exploração Aeroespacial, Jaxa, também estava entre as vítimas, disseram pessoas com conhecimento do assunto.

Informação interna pode ter sido exposta nesses ataques, os quais se aproveitaram de vulnerabilidades em equipamento de rede privada virtual, disseram especialistas.

Fonte: Japan Times

.
Passagens Aereas para o Brasil
Casa Própria no Japão
Empregos no Japão - Konishi Sangyo
Fujiarte - Empregos no Japão
FUJIARTE - Empregos no Japão
Empregos no Japão
Kumon - Aprenda japonês e tenha mais oportunidades!
Banco do Brasil - Remessas com eficiência.
Wistar Japan - Novo conceito de Empreiteira no Japão width=
Apartamentos para alugar no Japão
Apartamentos para alugar no Japão