Atum recebe lance final de 207 milhões de ienes no leilão em Tóquio

O considerado 1.º atum foi leiloado pelo segundo maior valor da história do leilão de Ano Novo de Tóquio.

leilão de atum

Leilão de atum no mercado em Tóquio em 2025 (JNN)

O primeiro leilão anual de Ano Novo foi realizado no Mercado Toyosu, em Koto-ku, Tóquio, na primeira hora comercial de domingo (5), e o atum azul escolhido como o melhor, obteve um dos preços mais altos da história, sendo vendido por 207 milhões de ienes. 

Publicidade

Esse valor é aproximadamente o dobro do ano anterior e o segundo maior da história. Pelo 14.º ano consecutivo, o mais caro foi de Oma (Aomori) e o atacadista Toyosu Yamayuki, de Tóquio, foi o  vencedor pelo 5.º ano consecutivo.

Às 5h10, o som da campainha soou em todo o local anunciando o início do leilão, dando início às compras por atacadistas intermediários. Embora muitos atuns tenham chegado de todo o Japão para o primeiro leilão, o que recebeu a classificação mais alta foi um de 276 kg desembarcado da cidade de Oma.

Yamayuki, um atacadista intermediário especializado nesse peixe, ganhou o maior número de atuns pelo quinto ano consecutivo. O preço do quilo do 1.º atum de 2025 foi cotado a 750 mil ienes.  

A população do atum do Pacífico ou conhecido como atum azul (Thunnus orientalis) está em uma tendência de recuperação e, a partir de 2025, as cotas de pesca nas águas japonesas aumentaram 50% em comparação com o ano anterior. 

O preço de mercado do atum no inverno em Toyosu é geralmente de cerca de 1 milhão a 1,5 milhão de ienes por unidade, mas no Ano Novo, os atacadistas intermediários competem entre si na esperança de negócios prósperos naquele ano, e os preços costumam ser altos.

No passado, o preço mais elevado foi de 333,6 milhões de ienes, oferecido no leilão por Kiyomura, que administra a rede de sushi Sushizanmai, em 2019.

Só para ter uma ideia do quanto a cada ano o 1.º atum vem sendo valorizado, em 2015 foi leiloado a 4,51 milhões de ienes.

Fontes: NTV, JNN e Nikkei 

+ lidas agora

> >

Vamos Comentar?

--

Queda de helicóptero perto do Beto Carrero em Santa Catarina fere 2

Publicado em 5 de janeiro de 2025, em Brasil

Um helicóptero caiu perto do parque Beto Carrero, deixando feridos.

helicóptero caído

Helicóptero caído e bombeiros no local (Bombeiros via Click Camboriú)

Por volta das 14h30 de sábado (4), no horário de Brasília, um helicóptero de propriedade particular caiu perto do parque Beto Carrero World, na cidade de Penha (Santa Catarina).

Publicidade

O Corpo de Bombeiros Militar de Santa Catarina (CBMSC) foi acionado pela central de emergência (COBOM) e mobilizou equipes da aeronave Arcanjo, guarnições do ABTR e ASU de Penha, além da ambulância do SAMU de Navegantes.

Ao chegarem ao local, as equipes confirmaram o acidente. Cinco pessoas estavam a bordo da aeronave no momento da queda. Entre elas, três apresentavam-se estáveis, enquanto o piloto sofreu escoriações no punho. A situação mais grave envolveu uma vítima de 80 anos, com suspeita de traumatismo cranioencefálico, que foi imediatamente conduzida pelo SAMU para uma unidade hospitalar local.

Segundo relatos iniciais, a aeronave, que não pertence ao parque, mas a um particular que opera voos na região das margens da Transbeto, caiu enquanto tentava levantar voo, a cerca de 4 metros de altura.

O Corpo de Bombeiros permaneceu mais horas no local por causa do vazamento de combustível da aeronave.

Assista ao vídeo. 

Fontes: Click Camboriú e SBT News

.
Passagens Aereas para o Brasil
Casa Própria no Japão
Empregos no Japão - Konishi Sangyo
Fujiarte - Empregos no Japão
FUJIARTE - Empregos no Japão
Empregos no Japão
Kumon - Aprenda japonês e tenha mais oportunidades!
Banco do Brasil - Remessas com eficiência.
Wistar Japan - Novo conceito de Empreiteira no Japão width=
Apartamentos para alugar no Japão
Apartamentos para alugar no Japão