O primeiro leilão anual de Ano Novo foi realizado no Mercado Toyosu, em Koto-ku, Tóquio, na primeira hora comercial de domingo (5), e o atum azul escolhido como o melhor, obteve um dos preços mais altos da história, sendo vendido por 207 milhões de ienes.
Esse valor é aproximadamente o dobro do ano anterior e o segundo maior da história. Pelo 14.º ano consecutivo, o mais caro foi de Oma (Aomori) e o atacadista Toyosu Yamayuki, de Tóquio, foi o vencedor pelo 5.º ano consecutivo.
Às 5h10, o som da campainha soou em todo o local anunciando o início do leilão, dando início às compras por atacadistas intermediários. Embora muitos atuns tenham chegado de todo o Japão para o primeiro leilão, o que recebeu a classificação mais alta foi um de 276 kg desembarcado da cidade de Oma.
Yamayuki, um atacadista intermediário especializado nesse peixe, ganhou o maior número de atuns pelo quinto ano consecutivo. O preço do quilo do 1.º atum de 2025 foi cotado a 750 mil ienes.
A população do atum do Pacífico ou conhecido como atum azul (Thunnus orientalis) está em uma tendência de recuperação e, a partir de 2025, as cotas de pesca nas águas japonesas aumentaram 50% em comparação com o ano anterior.
O preço de mercado do atum no inverno em Toyosu é geralmente de cerca de 1 milhão a 1,5 milhão de ienes por unidade, mas no Ano Novo, os atacadistas intermediários competem entre si na esperança de negócios prósperos naquele ano, e os preços costumam ser altos.
No passado, o preço mais elevado foi de 333,6 milhões de ienes, oferecido no leilão por Kiyomura, que administra a rede de sushi Sushizanmai, em 2019.
Só para ter uma ideia do quanto a cada ano o 1.º atum vem sendo valorizado, em 2015 foi leiloado a 4,51 milhões de ienes.
Fontes: NTV, JNN e Nikkei