Na cidade de Miyazaki, onde o terremoto de 13 de janeiro registrou uma intensidade de 5 fraco na escala shindo, autoridades estão apressando o reparo de tubulações de água danificadas pelos tremores, escavando o solo para verificar as condições dos canos.
De acordo com o Departamento de Água e Esgoto da cidade de Miyazaki, o terremoto não causou nenhum grande problema de falta de água na cidade, mas na área de Ikume, foram observados vazamentos de água em dois locais, presumivelmente devido a danos nos canos de água subterrâneos.
Em um cruzamento próximo ao Santuário de Ikume, onde a água transbordou temporariamente, havia rachaduras na superfície, e areia e pedras espalhadas no chão, o que poderia ser evidência de água jorrando do solo.
No local, desde o início da manhã de terça, trabalhadores estavam utilizando escavadeiras para verificar as condições dos canos de água enterrados no subsolo.
De acordo como departamento, duas casas tiveram a água cortada devido ao vazamento, e o trabalho está sendo feito em ritmo acelerado com o objetivo de restaurar o fornecimento até o final do dia.
A água também foi temporariamente cortada em um lar de idosos próximo ao local do vazamento na noite de segunda.
“Esteja preparado para grandes terremotos”, comenta o secretário-chefe do Gabinete Hayashi
Em coletiva de imprensa, o secretário-chefe do gabinete Hayashi disse: “Recebemos relatos de que havia uma pessoa com ferimentos leves e que os serviços de trem foram suspensos em duas linhas JR.
Durante a próxima semana, as pessoas que vivem em áreas onde os tremores foram fortes devem estar cientes da ocorrência de terremotos de intensidade 5 ou inferior e agir com cautela, de acordo com as informações de evacuação das autoridades locais, bem como informações na TV e no rádio”.
Por outro lado, com relação ao terremoto de Nankai Trough, ele disse: “Mesmo em circunstâncias normais, há uma probabilidade de 70 a 80% de ocorrência de um terremoto nos próximos 30 anos, o que significa que a situação é altamente iminente.
Gostaria que estivessem cientes de que isso pode acontecer a qualquer momento e que estivessem preparados para um terremoto de grande escala diariamente”.
Fonte: NHK