Em 9 deste mês, duas mulheres chinesas foram atropeladas por trem e morreram em um cruzamento ferroviário em Kobe (Hyogo), pouco antes das 16h.
O incidente ocorreu no lado sul do cruzamento entre as estações Nishimaiko e Okuradani da Sanyo Electric Railway. Há uma passagem para pedestres ao lado. O maquinista explicou que as duas mulheres estavam de frente para a passagem de pedestres e não para o trem.
Filmagens de uma câmera de segurança instalada perto do local mostram o que aconteceu no acidente. As duas chinesas atravessavam e pararam logo antes da faixa de pedestres. No entanto, as duas permaneceram dentro do cruzamento.
A polícia acredita que elas estavam esperando o sinal da passagem. Um possível fator para o desentendimento é o “espaço de espera estreito no cruzamento”. Há apenas uma distância de cerca de 1m entre o cruzamento onde ocorreu o acidente e a passagem de pedestres.
Além disso, o sinal de travessia de pedestres é feito por um botão de pressão, e se as duas pessoas que morreram estivessem visitando o Japão pela primeira vez, talvez não soubessem que o sinal não mudaria a menos que pressionassem o botão.
Outro fator possível é o “ruído inaudível do trem”. Se alguém estiver ouvindo música nos fones de ouvido ou atendendo a uma chamada telefônica, pode ser difícil reconhecer o trem apenas, pois o barulho é abafado pelo som dos carros que circulavam nas proximidades.
De acordo com a Sanyo Electric Railway, quatro acidentes, incluindo um fatal, ocorreram desde 2009 neste mesmo cruzamento.
Fonte: ABC News