A capital do Vietnã, Hanói, foi coberta por fumaça grossa nas últimas semanas, colocando-a no topo de uma lista das cidades mais poluídas do mundo, enquanto o governo diz que isso promoveria mais veículos elétricos (VEs) para aliviar o problema.
Níveis de pequenas partículas perigosas, conhecidas como PM 2.5, foram medidos em 266 microgramas por metro cúbico em Hanói na manhã de sexta-feira (3), a maior leitura entre uma lista da cidades mais poluídas, de acordo com a AirVisual, que oferece informação de poluição do ar independente através de um app para smartphone.
O país no Sudeste Asiático, um centro regional de fabricação com uma das economias que mais cresce rápido na Ásia, reporta poluição do ar grave em suas principais cidades há anos, principalmente em Hanói.
A fumaça densa é causada em sua maioria pelo tráfego pesado, queima de lixo e atividades industriais.
Falando em uma reunião com o Ministério dos Transportes na quinta-feira (2), o vice-primeiro-ministro Tran Hong H pediu uma transição acelerada para VEs como parte dos esforços para reduzir a poluição, divulgou a mídia estatal.
Até agora, Hanói tem uma meta de que pelo menos 50% dos ônibus e 100% dos táxis serão VEs até 2030.
“Isso é a responsabilidade do estado com as pessoas e deve haver ações específicas e pontuais”, teria dito Ha, citado pelo jornal Tien Phog.
Fonte: Channel News Asia