Fujiarte - Empregos no Japão - Trabalhe com segurança
Fujiarte - Empregos no Japão - Trabalhe com segurança

Cientistas descobrem que medicamento de hipertensão pode curar raro tumor cerebral

| Ásia

Embora o craniofaringioma seja um tumor benigno, ele poder causar complicações devido ao seu crescimento ao longo de estruturas nervosas críticas.

Kumon - aprenda japonês e tenha mais oportunidades!
tumor 3 jan 2025 destaque

Atualmente, a principal opção de tratamento é a cirurgia, que implica altos riscos, incluindo a recorrência do tumor (ilustrativa/banco de imagens)

Cientistas chineses descobriram que um medicamento comum de hipertensão pode provar ser potente em tratar um raro, mas altamente invasivo tumor no cérebro.

Publicidade
Empregos estáveis no Japão - UT SURI-EMU

Embora o craniofaringioma seja um tumor benigno, ele poder causar complicações devido ao seu crescimento ao longo de estruturas nervosas críticas do cérebro próximas ao hipotálamo e a glândula pituitária.

Dada sua localização, o tumor pode causar disfunção hormonal e distúrbio metabólico, como obesidade, diabetes e hipotireoidismo.

Artigos relacionados

Acompanhe o Portal Mie

Atualmente, a principal opção de tratamento é a cirurgia, que implica altos riscos, incluindo a recorrência do tumor.

Pesquisadores da Academia Chinesa de Cientistas descobriram que um medicamento de hipertensão comum, o bensilato de anlodipino, tem efeitos potentes sobre o tumor.

No estudo, publicado no jornal Science Translational Medicine, os cientistas desenvolveram 2 modelos de ratos para replicar o craniofaringioma.

Os modelos imitaram a progressão patológica do tumor, permitindo que os cientistas estudassem as conexões entre as células nervosas do hipotálamo e das células de craniofaringioma.

Eles descobriram que ativar alguns neurônios acelerou o crescimento do tumor enquanto reduziu a atividade de célula nervosa que o inibia.

Os pesquisadores verificaram cerca de 3 mil compostos para potenciais efeitos antitumor e identificou 74 que mostraram serem promissores. Eles descobriram que o bensilato de anlodipino, um bloqueador de canal de cálcio comumente prescrito para hipertensão, é especialmente potente em suprimir o crescimento do tumor.

O perfil de segurança estabelecido do medicamento e uso disseminado poderia torná-lo um candidato importante para combater o tumor, dizem cientistas.

Eles suspeitam que o medicamento age ao bloquear sinais de cálcio que são fundamentais para a comunicação entre as células nervosas do hipotálamo e das células de tumor.

Os pesquisadores dizem que mais verificação dos efeitos do medicamento sobre o cérebro humano é necessária, incluindo uma avaliação de seus potenciais efeitos colaterais, como dores de cabeça e palpitações.

Fonte: The Independent


+ lidas agora

>>

Vamos Comentar?

logo