Por volta das 10h do Ano Novo, ocorreu um acidente na rodovia nacional 134 em Koshigoe 1-chome, na cidade de Kamakura (Kanagawa), no qual foram envolvidos um kei, um carro de passeio e uma moto grande na colisão.
Segundo a polícia, o motociclista japonês, 相原俊也, de 34 anos, empresário de Yokosuka (Kanagawa), foi socorrido e levado ao hospital, onde a morte foi confirmada.
A polícia prendeu uma estudante vietnamita, 18 anos, da cidade de Ayase (Kanagawa), que estava ao volante do kei, sob suspeita de violação da Lei de Punição para Dirigir Veículos Motorizados, por ter causado lesões por negligência e por causa da colisão.
Mais tarde, com a morte do condutor da moto, a suspeita foi mudada para homicídio culposo (que não dolo, ou seja, sem a intenção de causar a morte).
A estudante vietnamita teria admitido a suspeita dizendo que “adormeci enquanto dirigia”, pois estava voltando da apreciação do primeiro nascer do sol do ano, com seus amigos. Ela tirou a sua carteira de motorista cerca de um mês atrás.
Segundo a polícia, o local do acidente é uma linha reta com uma faixa em cada sentido. Acredita-se que o kei cruzou a pista em sentido contrário e causou a colisão com um carro de passageiros, depois bateu de frente com a moto que estava atrás do primeiro veículo atingido.
Fontes: Toonippo e NHK