Comitê da ONU recomenda mudanças na legislação imperial do Japão

O governo japonês respondeu de maneira incomum à recomendação da ONU de alterar a legislação imperial que permite a sucessão apenas a homens.

Kumon - Aprenda japonês e tenha mais oportunidades!

Imagem: Jishin

governo japonês respondeu de maneira incomum à recomendação do Comitê para a Eliminação da Discriminação contra as Mulheres das Nações Unidas sobre a alteração do sistema de sucessão imperial do Japão.

Publicidade

A comissão havia aconselhado que o Japão reformasse a legislação que atualmente permite a sucessão ao trono apenas a homens. Contudo, o governo japonês contestou, afirmando que isso não constitui discriminação contra as mulheres.

No ano passado, em outubro, a comissão da ONU enfatizou a necessidade de garantir igualdade de gênero na sucessão imperial e recomendou a revisão do sistema atual. Em resposta, Kitamura, porta-voz do Ministério das Relações Exteriores, enfatizou em entrevista coletiva que a aptidão para a sucessão ao trono não está incluída nos direitos humanos fundamentais, e por isso, limitar a sucessão a homens não é discriminatório.

Ele afirmou ainda que ‘a questão das regras de sucessão é um assunto central para o Estado, e não é apropriado que o comitê discuta a legislação imperial’

Ademais, o governo japonês pediu ao Escritório do Alto Comissariado das Nações Unidas para os Direitos Humanos (OHCHR) que os fundos, os quais o Japão contribui voluntariamente, não sejam utilizados para as atividades dessa comissão.

O governo informou no dia 27 deste mês que o Japão decidiu cancelar a visita planejada de membros da comissão ao país este ano.

De acordo com o Ministério das Relações Exteriores, o Japão contribui anualmente com cerca de ¥20 a ¥30 milhões ao OHCHR, mas desde pelo menos 2005, esses recursos não foram usados diretamente nas atividades do comitê.

Solicitar que o uso de fundos destinados à ONU seja condicionado a não apoiar certas atividades é uma medida rara, enfatizam as autoridades japonesas.

Fonte: NHK

+ lidas agora

> >

Vamos Comentar?

--

Alerta para o Japão: neve forte até a virada do mês

Publicado em 30 de janeiro de 2025, em Tempo

Fortes nevasca são previstas em Tóquio e nas regiões do norte do Japão devido a uma frente fria.

Imagem: ANN

A presença de uma frente fria estão resultando em intensas nevadas na região ao longo da costa do Mar do Japão e Hokuriku, além de Tóquio.

Publicidade

A Agência Meteorológica do Japão prevê que as condições persistam até dia 31 de janeiro (sexta), com possibilidade de fortes impactos no tráfego e riscos de avalanche.

De acordo com a Agência Meteorológica, a pressão atmosférica de inverno está se intensificando sobre o Japão, fazendo com que o ar frio flua pelas regiões. Este efeito tem provocado neve, especialmente nas áreas de Tohoku e Niigata, além de Hokuriku. Em pontos localizados, as nevascas têm se intensificado.

Até as 6 da manhã desta quinta-feira (30), a quantidade de neve acumulada foi registrada em 37 centímetros em Kaneyama (Fukushima), 16 centímetros em Uonuma (Niigata), e 14 centímetros em Fukagawa (Hokkaido).

A previsão é de que grandes volumes de neve caiam até dia 31 em regiões ao longo do Mar do Japão, especialmente na costa de Tohoku, Niigata, Hokuriku e Hokkaido.

As nuvens de neve devem continuar a se movimentar ativamente, podendo causar um aumento repentino da acumulação de neve nesses locais.

Espera-se que até a manhã do dia 31, a quantidade de neve acumulada chegue a 80 centímetros em Tohoku, 70 centímetros em Niigata, 50 centímetros em Hokuriku e Hokkaido, além de Gifu, e 40 centímetros na parte norte de Kanto e em Nagano.

A Agência Meteorológica do Japão alerta para possíveis impactos severos no tráfego e queda de neve dos telhados, além de riscos de avalanche e interrupções no fornecimento de energia elétrica causadas pela acumulação de neve em cabos elétricos.

Fonte: NHK

.
Passagens Aereas para o Brasil
Kumon - Aprenda japonês e tenha mais oportunidades!
Empregos no Japão
Empregos no Japão - Konishi Sangyo
Apartamentos para alugar no Japão
Casa Própria no Japão
Fujiarte - Empregos no Japão
Apartamentos para alugar no Japão
Wistar Japan - Novo conceito de Empreiteira no Japão width=
FUJIARTE - Empregos no Japão
Banco do Brasil - Investimentos com rentabilidade superior!