![](https://i0.wp.com/portalmie.com/wp-content/uploads/2025/01/cratera.jpg?resize=900%2C472&ssl=1)
Caminhão sendo retirado da cratera, mas motorista ainda não foi encontrado (Saitama Shimbun)
Dois dias se passaram desde que a camada do asfalto de uma rodovia colapsou formando uma cratera, na cidade de Yashio (Saitama), engolindo um caminhão que trafegava naquele local, na tarde de terça-feira (28).
No local do colapso, foram enviados drones que sobrevoaram diversas vezes a região para verificar a situação dentro da cavidade.
As operações de resgate do Corpo de Bombeiros continuaram durante a noite da data em que aconteceu esse incidente. Durante a noite chuvosa de inverno, os bombeiros olharam para o buraco e conectaram o guindaste e o caminhão com cabos, mas problemas inesperados ocorreram, como o rompimento dos cabos e uma nova grande cratera aparecendo, tornando o trabalho extremamente difícil.
Situação desesperadora: duas crateras viraram uma
![](https://i0.wp.com/portalmie.com/wp-content/uploads/2025/01/cratera_1.jpg?resize=900%2C472&ssl=1)
As duas áreas colapsadas viraram uma, formando uma cratera gigante (FNN)
Havia um outro colapso ao lado, o qual se emendou com esse maior, por volta das 2h30 de quinta-feira (30), dificultando ainda mais o trabalho de resgate.
O motorista do caminhão, de 74 anos, ainda não foi localizado desde que atendeu uma ligação telefônica por volta do meio-dia de terça-feira. Além disso, os residentes nas imediações não conseguiram esconder a surpresa e a ansiedade com a repentina ordem de evacuação por causa de um risco iminente.
Caminhão é retirado da cratera, sem o motorista
De acordo com o Corpo de Bombeiros, o caminhão foi retirado da cratera por volta da 1h05 de quarta-feira (29), mas apenas a plataforma de carga estava visível, e o assento do motorista, onde acredita-se que o homem esteja, permanece lá dentro.
![](https://i0.wp.com/portalmie.com/wp-content/uploads/2025/01/cratera_2.jpg?resize=900%2C472&ssl=1)
Bombeiros trabalhando no colapso para o resgate (FNN)
Um novo colapso trapezoidal medindo de 7 a 10 metros de largura também aparece, conectando-se com um outro original no centro. Postes de energia e detectores de gás caíram, e a placa de um restaurante próximo foi derrubada, forçando o dono a fechar as portas.
Há preocupações sobre desastres secundários, como água suja acumulada na área do assento do motorista, então uma investigação cuidadosa da área colapsada foi conduzida usando drones e outros equipamentos com o apoio do Corpo de Bombeiros da Cidade de Saitama e de Tóquio.
Vizinhos evacuados
Pouco antes das 3h de quinta-feira, a polícia pediu que os moradores num raio de 200 metros do colapso evacuassem, pois havia a possibilidade de um cano de gás ter sido danificado. Os policiais orientaram as pessoas a evacuarem pelo interfone e através dos alto-falantes das viaturas.
“Eu não pensei que isso se tornaria tão sério. Há um surto de doença infecciosa, então é assustador, ficar em um abrigo de evacuação”, disse um residente na faixa dos 80 anos com sua esposa.
“Nem sei o que aconteceu. Saí sem saber e estou tão preocupada que não sei se vou conseguir dormir”, declarou uma mulher na faixa dos 30 anos.
Os bombeiros estão usando capacetes e tanques de oxigênio enquanto assistem às imagens de dentro do buraco para as ações. Assim que a segurança for confirmada, máquinas pesadas serão enviadas à cavidade para iniciar os esforços de resgate do motorista do caminhão que caiu.
Fontes: FNN, Saitama Shimbun e ANN