Passado o feriado de fim de ano e Ano Novo tem um outro cumprimento que se faz na volta ao trabalho. O Japão tem suas próprias regras de etiqueta e é muito interessante aprender e se desenvolver, pois afinal, vive no país.
Não importa se trabalha em fábrica, escritório, hotel, restaurante ou em outro segmento, a saudação de Ano Novo é imprescindível.
O período de saudação vai até o fim da primeira quinzena de janeiro, portanto, se um dos superiores ou colegas retornar depois por ter emendado as férias, é de bom tom cumprimentá-lo, mesmo achando estranho.
A saudação deve ser mais polida do que o normal.
As regras de etiqueta do Japão sugerem que faça o cumprimento a cada pessoa com quem você trabalha olhando-a nos olhos e fazendo o ojigi (curvar o tronco para cumprimentar).
A ordem é sempre do chefe de mais alto escalão do departamento ou setor, até o colega que ocupa o mesmo cargo que você. Mas, se ao entrar na empresa e o primeiro a encontrar é um colega do mesmo setor, cumprimente-o, deixando o superior para depois.
Se houver muitas pessoas, cumprimente apenas seus superiores diretos e os colegas com quem você tenha um relacionamento próximo.
Cumprimento elegante
Com sorriso e palavras claras, um exemplo apropriado de cumprimento de Ano Novo é あけましておめでとうございます。本年もよろしくお願い致します (Akemashite omedetou gozaimasu. Hon nen mo yoroskiku onegai itashimasu).
Jamais diga “kotoshimo yoroshiku onegai shimasu”.
Outra forma mais polida ainda é dizer 新年おめでとうございます。本年もどうぞ宜しくお願い致します (Shin nen omedetou gozaimasu. Hon nen mo douzo yoroshiku onegai itashimasu).
Se for saudado, responda com uma das frases acima.
Se necessita enviar um e-mail ou uma mensagem ao seu chefe, segue abaixo um texto elegante. Basta copiar e colar, lembrando de substituir o seu sobrenome e o do seu superior.
新年のお慶びを申し上げます。木村 (seu sobrenome)です。昨年は大変お世話になり、誠にありがとうございました。伊藤 (nome do chefe) 部長のご指導のおかげで、学び多き一年となりました。本年も気持ちを新たに、より一層仕事に励んでまいりますので変わらぬご指導・ご鞭撻のほど、よろしくお願い申し上げます。
Esse texto deseja um feliz Ano Novo, com o nome do remetente. Agradece ao superior (sobrenome dele) pela atenção no ano anterior e renova os votos de orientação e apoio contínuos pelos aprendizados, comprometendo-se a trabalhar arduamente e com vigor reanimado.
Fonte: Bizmana