Devastador terremoto no Tibete mata pelo menos 126 pessoas

Além das mortes, são pelo menos 188 pessoas feridas pelo devastador terremoto no Tibete.

devastador terremoto

Equipe de resgate buscando vítimas nas ruínas após terremoto devastador (NHK)

O forte e devastador terremoto de magnitude 7,1 ocorrido no Tibete, às 10h05 de terça-feira (7), no horário do Japão, ou às 9h05 no local, causou a morte de pelo menos 126 pessoas até a madrugada de quarta-feira (8).

Publicidade

Além do forte sismo, dezenas de réplicas deixaram as populações do Tibete e países vizinhos apreensivos. Somente no Tibete, pelo menos 188 pessoas ficaram feridas.

Cerca de 1,5 mil bombeiros e das equipes de resgate foram mobilizados para buscar as pessoas nos escombros, informou o Ministério de Gestão de Emergências da China. Mais de mil casas foram danificadas, informou a emissora estatal chinesa CCTV.

O epicentro foi cerca de 80 quilômetros a nordeste do Monte Everest, que atravessa a fronteira. A área é sismicamente ativa e é onde as placas da Índia e da Eurásia se chocam e causam elevações nas montanhas do Himalaia fortes o suficiente para mudar as alturas de alguns dos picos mais altos do mundo.

A altitude média na área ao redor do epicentro é de cerca de 4,2 mil metros, disse o China Earthquake Networks Center em uma publicação nas redes sociais.

A cerca de 225 quilômetros de distância, na capital do Nepal, Kathmandu, o devastador terremoto acordou os moradores e os fez sair correndo de suas casas para as ruas. Nenhuma informação estava imediatamente disponível nas áreas remotas e montanhosas do Nepal mais próximas do epicentro.

Houve 10 terremotos de magnitude 6 ou mais no último século na área onde ocorreu o terremoto de terça-feira, disse o USGS.

Dalai Lama oferece orações às vítimas do devastador terremoto

O Tibete é uma região autônoma da China administrada em grande parte por seu próprio governo democraticamente eleito, mas sob o controle de Pequim, que reivindica soberania sobre o território, insistindo que é chinês há centenas de anos. As forças militares chinesas se moveram para reprimir uma revolta pró-independência em 1959, enviando o Dalai Lama, o líder espiritual ungido da região, para o exílio na Índia.

O Dalai Lama, agora com 89 anos, permaneceu no sul da Índia por décadas, mas ainda é visto como o líder espiritual do povo tibetano em todo o mundo. A China o considera um desordeiro pró-independência tibetana, até mesmo o rotulando como um “lobo em um manto de monge”.

Em uma declaração publicada na terça-feira em seu site, o Dalai Lama disse que estava “profundamente triste ao saber do terremoto devastador que atingiu Dingri no Tibete e nas regiões vizinhas”.

Ele destacou a “trágica perda de muitas vidas, inúmeros ferimentos e grande destruição de casas e propriedades” e ofereceu suas orações por aqueles afetados pelo desastre e suas esperanças de uma rápida recuperação.

Assista às cenas de um noticiário.

Fontes: NHK e CBS News

+ lidas agora

> >

Vamos Comentar?

--

Fábrica de autopeças de Aichi destruída pelo incêndio

Publicado em 8 de janeiro de 2025, em Sociedade

Além do incêndio em uma fábrica de peças automotivas em Aichi, uma casa ficou totalmente destruída em Gifu.

incêndio

Bombeiros em ação na fábrica (Nagoya TV)

Segundo a polícia e os bombeiros, um incêndio começou por volta das 13h30 de terça-feira (7) em uma fábrica de autopeças em Hannya-cho, na cidade de Konan (Aichi).

Publicidade

O fogo se espalhou pelos cabelos de um funcionário da fábrica, mas ninguém mais ficou ferido. 

Foram enviadas 10 unidades de combate e em 4 horas o incêndio foi extinto.

Fábrica destruída (Nagoya TV)

A fábrica de dois andares, de estrutura de aço, ficou totalmente destruída. 

Os peritos da polícia e dos bombeiros investigam a causa.

Outro incêndio em Gifu

Por volta das 11h do mesmo dia ocorreu um incêndio em uma casa de madeira de dois andares em Kagamijima Nishi, na cidade de Gifu (província homônima), o qual destruiu completamente um total de 140 metros quadrados. 

A mulher de 85 anos e seu filho de 57, residentes nessa casa, estavam fora da cidade, por isso ninguém ficou ferido.

Fontes: Nagoya TV, Tokai TV e NHK

.
Passagens Aereas para o Brasil
Casa Própria no Japão
Empregos no Japão - Konishi Sangyo
Fujiarte - Empregos no Japão
FUJIARTE - Empregos no Japão
Empregos no Japão
Kumon - Aprenda japonês e tenha mais oportunidades!
Banco do Brasil - Remessas com eficiência.
Wistar Japan - Novo conceito de Empreiteira no Japão width=
Apartamentos para alugar no Japão
Apartamentos para alugar no Japão