Os voos que partiriam ou chegariam em Hokkaido, no último dia do ano, tiveram que ser cancelados por causa da nevasca, atrapalhando as viagens de centenas de pessoas na véspera do Ano Novo.
De acordo com as informações do Aeroporto Shin Chitose, perto de Sapporo, a partir das 18h de terça-feira (31), 48 voos que estavam programados para pouso e decolagem, ligando a Tóquio, principalmente a Haneda, foram cancelados.
Outros aeroportos de Hokkaido também cancelaram os voos, sendo 17 de Kushiro, 6 de Nakashibetsu, 5 de Okadama e de Memambetsu e 4 de Obihiro.
Entre estes, o Aeroporto de Shin Chitose estava lotado de passageiros que pretendiam voar para a cidade natal e outros turistas. Fizeram longas filas nos balcões das companhias aéreas para mudar a reserva.
Um homem de Hokkaido, ansioso para rever seu neto em Tóquio, na casa de sua filha e genro, lamentou que as condições climáticas tenham cancelado o voo, mas conseguiu remarcar um outro.
Um outro passageiro que pretendia embarcar para visitar seus familiares em Sendai disse que “consegui um para amanhã”.
As companhias aéreas planejam operar normalmente no primeiro dia do ano de 2025, mas pedem aos passageiros que verifiquem suas páginas web para obter as informações mais recentes.
Mais de um metro de acúmulo de neve
Até as 9h de terça-feira o acúmulo máximo de neve na província de Hokkaido chegou a 1,32 metro, segundo a Agência de Meteorologia do Japão (AMJ).
Na virada do ano a mínima registrada foi de -16ºC em Asakikawa e em Sapporo, a capital, foi de -5ºC.
Fontes: NHK e FNN