A companhia aérea Emirates, cuja sede fica em Dubai, nos Emirados Árabes Unidos (EAU), emitiu, no sábado (4), um comunicado para desmentir a veracidade de um vídeo que se tornou viral nas redes sociais desde 3 deste mês, o qual mostra uma aeronave com as cores da empresa, sofrendo um problema no motor e explodindo em Abu Dhabi, igualmente nos EAU.
“Estamos cientes de um vídeo circulando nas mídias sociais retratando um acidente de avião da Emirates. A companhia aérea confirma que é um conteúdo fabricado e falso.
Estamos em contato com as várias plataformas de mídia social para remover o vídeo ou deixar claro que é uma filmagem criada digitalmente para evitar a circulação de informações falsas e alarmantes. Infelizmente, as respostas das plataformas a tais solicitações de revisão de conteúdo não são rápidas o suficiente, portanto, necessitando desta declaração.
A segurança é essencial para a marca e as operações da Emirates, e consideramos essas questões com a máxima seriedade. Pedimos a todos os públicos que sempre verifiquem e consultem fontes oficiais”, explica o texto original em inglês, na rede social X.
A companhia aérea também pediu às pessoas que sempre verifiquem e consultem as fontes oficiais de informação.
O falso vídeo surge em um momento crítico, quando a indústria da aviação está se recuperando de desastres aéreos que aconteceram no fim de 2024, no Cazaquistão e na Coreia do Sul, deixando centenas de mortos.
Assista ao falso vídeo denunciado pela companhia aérea.
Segue abaixo o post da companhia aérea no X.
We are aware of a video circulating on social media depicting an Emirates plane crash. Emirates confirms it is fabricated content and untrue.
We are in contact with the various social media platforms to remove the video or make clear that it is digitally created footage to avoid…
— Emirates (@emirates) January 4, 2025
Fonte: Traicy