
Um Míssil Conjunto Ar-Terra (Wikimedia Commons/Duch.seb)
O governo dos EUA disse na quarta-feira (15) que aprovou a venda para o Japão de mísseis ar-terra adicionais e equipamento relacionado por um custo estimado de US$39 milhões.
A Agência de Cooperação de Segurança e Defesa notificou o Congresso sobre o plano em relação aos mísseis de longa distância, também conhecidos como JASSM-ER, antes no dia.
Face aos desafios crescentes em relação à segurança representados pela China e Coreia do Norte, o Japão vem aumentando suas capacidades de defesa. Tais mísseis são capazes de visar adversários de fora da faixa de alcance.
Artigos relacionados
No fim de 2022, o Japão atualizou seus principais documentos de defesa para adquirir as chamadas capacidades contra-ataque em uma grande mudança política sob a Constituição do país que renunciou à guerra.
A aprovação ocorreu após o governo japonês ter pedido para comprar até 16 dos Joint Air-to-Surface Standoff Missiles with Extended Range, de acordo com a agência.
“Essa venda proposta apoiará as metas de política estrangeira e objetivos de segurança nacional dos EUA ao melhorar a segurança de um principal aliado que é uma força por estabilidade política e progresso econômico na região do Indo-Pacífico”, disse ela em uma declaração.
Os mísseis serão instalados nos Fs-15 e outros caças da Força Aérea de Autodefesa do Japão.
Fonte: Mainichi







