Falência da empreiteira e trabalhadores estrangeiros sem 2 salários

Com a falência de uma empreiteira, trabalhadores estrangeiros, incluindo brasileiros, e japoneses, ainda não receberam o salário atrasado.

falência da empreiteira

Falência da empreiteira deixa trabalhadores sem salários (PM)

A empreiteira LP Staff, com sede em Tóquio, encerrou suas atividades até 30 de dezembro e entrará com pedido de falência, com uma dívida de 447,08 milhões de ienes, até o fim do ano fiscal encerrado em abril de 2024.

Publicidade

A empresa apresentava pessoal (haken) para as indústrias de manufatura e logística, concentrada em estrangeiros, como brasileiros, demais sul-americanos e vietnamitas, principalmente na província de Shizuoka.

No primeiro ano, encerrado em abril de 2019, registrou faturamento de 350,8 milhões de ienes. Desde então, as atividades expandiram rapidamente, chegando ao faturamento bruto de 2,277 bilhões de ienes no ano fiscal encerrado em abril de 2023.

No ano fiscal encerrado em abril de 2024, embora tenha aumentado o número de locais a enviar mão de obra e contratado mais trabalhadores, as vendas caíram repentinamente para 2,226 bilhões de ienes. Devido à queda no faturamento, a empresa não conseguiu absorver os custos e apresentou um déficit final de 98,01 milhões de ienes, caindo em insolvência. Desde então, as condições dos negócios não melhoraram e o fluxo de caixa da empresa atingiu o seu limite, resultando na situação atual.

Sem 2 meses de salários

Trabalhadores vietnamitas reunidos em um órgão público para reivindicar o pagamento dos salários, após falência (Shizuoka Shimbun)

Segundo uma fonte do jornal Shizuoka Shimbun, a empreiteira LP Staff cancelou os contratos com os trabalhadores estrangeiros por volta de 28 de dezembro, mas há suspeita de que não tenham recebido os salários correspondente a novembro.

Até 6 de janeiro ainda não havia sido pagos os salários atrasados, embora tenha apelado à utilização do “Sistema de Pagamento de Substituição de Salários Não Pagos”, no qual o governo paga até 80% dos salários em caso de falência.

Acredita-se que o valor total desses salários não pagos seja de pelo menos dezenas de milhões de ienes. 

Os ex-funcionários, a maioria vietnamitas, estão consultando o Escritório de Inspeção de Padrões Trabalhistas de Iwata e a embaixada vietnamita no Japão sobre como lidar com a situação.

Brasileiros, vietnamitas e japoneses, como ficam após falência 

A empreiteira tinha bases na cidade de Kakegawa (Shizuoka) e em Tóquio, e apresentou centenas de funcionários, incluindo vietnamitas, brasileiros e japoneses, para as indústrias de manufatura e embalagens em toda a província. 

O plano é transferir essa atividade para uma outra empreiteira da província de Aichi e incentivar os ex-trabalhadores a aceitarem.

“Não podemos responder às entrevistas”, disse uma pessoa da equipe para o Shizuoka Shimbun, alegando que o presidente e outros membros administrativos estão ausentes.

Fontes: Tokyo Shoko Research e Shizuoka Shimbun

+ lidas agora

> >

Vamos Comentar?

--

Raro terremoto profundo no Japão, de magnitude 6,0, sem danos

Publicado em 8 de janeiro de 2025, em Tempo

Aconteceu um raro terremoto profundo no Japão, o qual não causou danos nem tsunami.

Raro terremoto profundo no local marcado em X vermelho, perto de uma ilha japonesa (WeatherNews)

Por volta das 17h32 de terça-feira (7), ocorreu um raro terremoto profundo, perto da Ilha Tori (Torishima), Japão, localizada no Oceano Pacífico e pertencente à Tóquio.

Publicidade

A profundidade do epicentro foi de aproximadamente 420 quilômetros e a magnitude do terremoto é estimada em 6,0. Esse raro terremoto causou tremores de intensidade sísmica de 1 ou levemente superior, chegando a 2, nas regiões Kanto e Tohoku. Não foi observado nenhum abalo nas regiões Tokai e Kinki.  

Uma distribuição de intensidade sísmica que é inclinada em direção ao eixo da trincheira, em vez de concentricamente em torno do epicentro, é chamada de “área sísmica anormal”, mas este é um fenômeno específico de terremotos profundos e raros, e a atividade sísmica em si não é anormal.

Em muitos terremotos, as áreas com fortes tremores são distribuídas concentricamente a partir do epicentro, mas em abalos sísmicos chamados de profundos, o tremor é transmitido ao longo da placa subduzida para a terra, por isso se torna mais forte à distância perto da fossa oceânica. 

Esse raro terremoto parece ter ocorrido na placa do Pacífico em profunda subducção. A leste do epicentro, o tremor foi transmitido na direção da Fossa do Japão/Fossa Izu-Ogasawara, onde as placas do Pacífico e da terrestre se encontram, e o tremor pareceu forte ao longo da costa do Pacífico no norte e leste do Japão .

Terremotos profundos semelhantes ocorrem frequentemente no Mar de Okhotsk, no Mar do Japão, na costa sudeste da província de Mie, na costa sul de Tokaido e no mar perto de Torishima, de magnitude 6 ou superior, uma vez a cada poucos anos.    

Em 1.º de janeiro de 1984, um terremoto de magnitude 7,0 ocorreu na costa sudeste da província de Mie, mas os tremores de intensidade 4 foram observados em Chiyoda-ku, Tóquio e na cidade de Yokohama (Kanagawa). Esse tipo de sismo pode causar grandes tremores em locais distantes do epicentro, por isso é necessário cautela.

Por outro lado, os terremotos profundos têm uma pequena chance de gerar tsunamis e têm poucos tremores secundários.

Fonte: FNN e WeatherNews

.
Passagens Aereas para o Brasil
Casa Própria no Japão
Empregos no Japão - Konishi Sangyo
Fujiarte - Empregos no Japão
FUJIARTE - Empregos no Japão
Empregos no Japão
Kumon - Aprenda japonês e tenha mais oportunidades!
Banco do Brasil - Remessas com eficiência.
Wistar Japan - Novo conceito de Empreiteira no Japão width=
Apartamentos para alugar no Japão
Apartamentos para alugar no Japão