Um forte terremoto de magnitude 6,9 na escala Richter abalou o largo da costa da província de Miyazaki, sul do Japão, na noite desta segunda-feira (13).
Um tsunami já alcançou partes das províncias de Miyazaki e Kochi.
O terremoto ocorreu na província de Miyazaki, mas áreas mais afetadas tiveram intensidade de 5- na escala sísmica japonesa que vai de 0 a 7.
A Agência de Meteorologia do Japão (AMJ) emitiu um aviso de tsunami para as províncias de Miyazaki e Kochi e as ondas já chegaram a essas áreas.
Em Miyazaki, um tsunami de 20cm foi observado, enquanto Kochi registrou um de 10cm.
Autoridades pedem que as pessoas fiquem longe de áreas costeiras.
A AMJ diz que um painel de especialistas está investigando possíveis ligações entre o forte tremor e o megaterremoto que deve abalar o Fosso de Nankai nos mares ao largo das áreas costeiras central e sudoeste do Japão.
A estimativa mais recente do governo diz que no cenário de pior caso, um terremoto no Fosso de Nankai poderia matar mais de 230 mil pessoas e cerca de 2 milhões de construções seriam destruídas.
Atualização à 00h01 ⇓⇓
A AMJ diz que especialistas encerraram a avaliação sobre a possibilidade de um terremoto massivo no Fosso de Nankai e concluíram que medidas especiais de precaução não são necessárias.
Fonte: NHK