A reorganização começará em torno de 2030 e continuará até 2035 (banco de imagens)
A Toyota Motor Corp. tem planos de começar a reorganizar seu sistema de produção doméstica em 2030, soube o jornal Yomiuri em reportagem publicada nesta segunda-feira (13).
Publicidade
Apesar do declínio esperado na população do Japão, a montadora visa manter sua atual produção doméstica anual de 3 milhões de veículos.
Ela visa fazer isso enquanto transfere parte de sua produção na região Tokai, incluindo a província de Aichi – atualmente de 2,2 milhões de veículos anualmente – para as de Tohoku e Kyushu – atualmente em cerca de 400 mil unidades por ano cada.
De acordo com envolvidos, a reorganização começará em torno de 2030 e continuará até 2035.
Produção em Tokai será reduzida em 1,8 milhão de carros
A produção em Tokai será reduzida para 1,8 milhão de veículos, enquanto aquela em Tohoku e Kyushu aumentará em 600 mil cada, ou cerca de 1,5 vez o nível atual.
A expectativa é que a transferência aumente a resiliência da Toyota para uma esperada escassez de mão de obra – particularmente de jovens trabalhadores – e desastre de larga escala, como um possível terremoto no Fosso de Nakai (Nankai Trough).
Isso também permitirá que a montadora controle o crescimento de sua produção de veículos de próxima geração como os elétricos (VEs).
A transferência vai influenciar fabricantes de peças
O sistema de produção da Toyota influencia grandemente seus parceiros de negócios, incluindo fabricantes de peças e de outros materiais.
A transferência de parte da produção para Tohoku e Kyushu deve levar a novas contratações e investimento de capital, incluindo entre parceiros de negócios, assim como revitalização das economias das regiões.
A Toyota tem 14 plantas de veículos finalizados no Japão, a maioria das quais está concentrada na área de Mikawa no leste de Aichi, incluindo as cidades de Toyota e Tahara.
A Toyota Motor East Japan Inc., uma subsidiária sediada em Tohoku, produz cerca de 400 mil veículos por ano em suas plantas nas províncias de Miyagi e Iwate.
Uma outra subsidiária, a Toyota Motor Kyushu Inc., produz cerca da mesma quantidade em sua planta na província de Fukuoka.
A Toyota East Japan emprega cerca de 7 mil pessoas, enquanto a Toyota Kyushu tem cerca de 10 mil funcionários.
Atualmente, muitas peças são enviadas a Tohoku e Kyushu a partir de fabricantes em Tokai.
Uma meta para a reorganização é fortalecer o desenvolvimento e produção de peças dentro de cada região para que o processo de fabricação possa ser conduzido dentro delas.
Tohoku é uma base de produção para carros compactos da Toyota, com sua planta de Miyagi Ohira fabricando o veículo esportivo utilitário (SUV) Yaris Cross e o Sienta e sua fábrica de Iwate produzindo os modelos Yaris e Aqua.
A planta de Miyata da Toyota Motor Kyushu é a base para a marca de luxo Lexus e produz seus SUVs RX e sedãs ES.
A reorganização resultará em um declínio de volume de produção em Tokai.
Entretanto, a Toyota também vai fortalecer o papel de suas plantas na região como um centro de tecnologias de ponta como VEs e baterias de próxima geração.
A Toyota também vai renovar fábricas antigas
O pessoal liberado pela transferência será recolocado para desenvolver e introduzir novas tecnologias a fim de dar suporte para o plano da companhia de vender 3,5 milhões de VEs no mundo em 2030.
A montadora japonesa também vai renovar suas fábricas antigas, como a de Motomachi na cidade de Toyota.
A Toyota tomará uma decisão final a respeito da escala de reorganização com base em tendências de mercado e a condição do mercado de VEs.
Fonte: Japan News Yomiuri