No sábado (4), a Prefeitura da Cidade de Ashiya (Hyogo), anunciou que a mulher mais velha do mundo, Tomiko Itooka, foi a óbito às 21h03 de 29 de dezembro de 2024 em uma casa de repouso especial, devido à idade avançada. Ela tinha 116 anos.
Tomiko nasceu em Osaka em maio de 1908, sendo a mais velha de 3 irmãos.
Com o falecimento da espanhola, aos 117 anos, em agosto do ano passado, a japonesa Tomiko se tornou a mais velha do mundo.
Freira brasileira se torna a mais longeva do mundo
A LongeviQuest, empresa com um banco de dados que concentra informações sobre longevidade pelo mundo, confirma a brasileira Inah Canabarro Lucas como a mais longeva do mundo, no mesmo dia, sábado, no horário do Brasil.
Além disso, o título de homem vivo mais velho do Japão agora pertence a Okagi Hayashi, de 115 anos, morador da província de Gifu.
Quem é a freira Inah, a mais velha do mundo
Inah Canabarro Lucas nasceu em São Francisco de Assis (Rio Grande do Sul), Brasil, em 8 de junho de 1908. Embora ela tenha alegado ter nascido em 27 de maio de 1908, pesquisas descobriram que ela provavelmente nasceu 11 dias depois. Quando criança, ela era tão magra que muitas pessoas não achavam que ela sobreviveria à infância.
Iniciou sua jornada religiosa aos 16 anos, estudando no internato Santa Teresa de Jesus, em Santana do Livramento (Rio Grande do Sul). Mais tarde, mudou-se para Montevidéu, Uruguai, onde foi confirmada na Igreja Católica em 1.º de outubro de 1929, aos 21 anos. Em 1930, retornou ao Brasil para lecionar português e matemática em uma escola na Tijuca, bairro do Rio de Janeiro.
Em 27 de julho de 1934, aos 26 anos, fez seus votos perpétuos (Profissão Perpétua) e se tornou freira. No início da década de 1940, ela retornou a Santana do Livramento, onde continuou sua vocação como professora em julho de 1942.
A freira se aposentou como professora em 1995. Em 2018, ao comemorar seu 110.º aniversário, a Irmã Inah recebeu uma bênção apostólica do Papa Francisco. A bênção foi acompanhada por um certificado, que mais tarde foi orgulhosamente exibido no canto de souvenirs da comunidade onde ela reside.
Quando perguntada sobre o segredo de sua longevidade, ela atribuiu isso ao Senhor, dizendo que Ele a ajudou a viver esses muitos anos. “Ele é o segredo da vida. Ele é o segredo de tudo”, comentou.
Fontes: Asahi, Yomiuri e LongeviQuest