O CDC (Centros de Controle e Prevenção de Doenças dos Estados Unidos) anunciou na segunda-feira (6), horário local, e manhã de terça-feira (7) no Japão, que um paciente hospitalizado, infectado com gripe aviária morreu, em Louisiana.
Essa é a primeira vez que um ser humano infectado com esse vírus morre nos Estados Unidos. Continua sendo o único caso humano confirmado na Louisiana.
O paciente que faleceu tinha mais de 65 anos, apresentava problemas de doença respiratória grave relacionada à infecção por gripe aviária e estava em estado crítico.
Essa pessoa teria entrado em contato com aves silvestres que eram mantidas na sua casa.
Nos Estados Unidos, 66 pessoas foram infectadas com a gripe aviária desde abril do ano passado e, de acordo com um inquérito da Organização Mundial de Saúde, em meados de dezembro do ano passado, cerca de 950 pessoas tinham sido infectadas em todo o mundo e cerca de metade tinha morrido.
Em uma declaração na segunda-feira, o CDC disse que a primeira morte por gripe aviária no país “não foi inesperada”, dado o “potencial conhecido de infecção com esses vírus para causar doenças graves e morte”.
Disse que sua avaliação de risco não mudou, e para o público em geral permanece baixo e que nenhuma transmissão de pessoa para pessoa foi identificada.
Alerta as pessoas para evitarem o contato direto com aves selvagens, bem como com animais mortos e fezes.
Fontes: JNN e ABC News