Hábitos japoneses que servem de exemplo a se seguir

Diferentemente da tradição brasileira, hábitos japoneses, com características próprias dos orientais, podem trazer fortes lições para quem os aplica.

Adotar esses hábitos ajuda as pessoas a entenderem como o Japão consegue ser tão avançado. (recep-bg/iStock)

Além da forte carga cultural, o Japão oferece hábitos exemplares que podem ser seguidos para uma qualidade melhor de vida. Estes hábitos se aplicam em várias partes e categorias. Diferentemente da tradição brasileira, hábitos japoneses, com características próprias dos orientais, podem trazer fortes lições para quem os aplica.

Publicidade

Um dos mais lembrados e que já se tornou até mesmo comum em outros países é o hábito de tirar os sapatos ao entrar em casa. Tal gesto evita que a sujeira entre, assim como a crença que, desta forma, a negatividade da rua não entra em casa também.

Outro hábito exemplar é como os japoneses lidam com o lixo produzido. Nas ruas do Japão, por exemplo, é praticamente inexistente a presença de lixo nas ruas. Isso porque, além de existirem lixeiras em muitos locais, os japoneses guardam seus lixos quando não as encontram, para o descarte adequado. Além de ser um hábito de higiene exemplar, também ajuda ao falar de questões ecológicas ou ambientais.

Inclusive, ainda falando de higiene, nas escolas japonesas, é comum que, após as aulas, grupos de alunos se organizem para limpar a escola e tornar o ambiente de estudo limpo e organizado, seja para o próximo dia ou para uma próxima turma. Desde pequeno, isso é ensinado.

Nas ruas, não se come andando. Além do perigo de sujar, existe a possibilidade de esbarrar e sujar alguém, o que não seria ético e muito menos respeitoso com a pessoa que está em frente. Em cidades movimentadas, este hábito é muito comum, mas reservar um tempo e um local adequado para comer é o ideal.

Ao falar de higiene pessoal, existem alguns hábitos que já estão começando a ser difundidos no Brasil. Um deles é o uso da ducha higiênica, que traz consigo diversos benefícios. A ducha higiênica é um hábito higiênico muito positivo e que veio diretamente do Japão, mesmo que muitos não saibam.

O respeito e a educação são pilares muito bem preservados no Japão também. Ao falar do trânsito, as leis são seguidas com cautela, sendo um país com um índice de infração muito baixo e que tem isso como tradição, seja pelo respeito ou para evitar acidentes e manter as vias seguras.

A pontualidade é outra tradição japonesa que deveria ser exemplo no mundo todo. Atrasos de segundos ou poucos minutos não são tolerados; de horas, então, são vistos como inadmissíveis. Quando um trem atrasa, por exemplo, o anúncio é feito com a sequência de um pedido de desculpas.

Em filas, essa educação forte japonesa é muito vista também. Todas são extremamente organizadas e não existe a possibilidade de uma pessoa passar na frente da outra. Organização é uma das características mais importantes do país, além do respeito.

Adotar esses hábitos ajuda as pessoas a entenderem como o Japão consegue ser tão avançado e visto como potência mundial, além de exemplar ao falar de princípios básicos, como respeito, educação e solidariedade ao próximo.

+ lidas agora

> >

Vamos Comentar?

--

Ataque com martelo: 8 feridos em campus de universidade em Tóquio

Publicado em 11 de janeiro de 2025, em Sociedade

A estudante sul-coreana da universidade em Tóquio disse que estava frustrada porque havia sofrido bullying e atacou com martelo que encontrou lá.

A mulher começou a agitar o martelo com as mãos repentinamente durante a aula (NHK)

Oito pessoas foram feridas por uma mulher que portava um martelo no campus Tama da Hosei University, em Tóquio, na tarde de sexta-feira (10).

Publicidade

A delegacia de Minamiosawa do Departamento de Polícia Metropolitana prendeu a mulher de 22 anos, a qual afirma ser uma cidadã sul-coreana e estudante da universidade, no local sob suspeita de ferir pelo menos 1 das 8 pessoas.

De acordo com fontes investigativas e outras, a suspeita disse: “Eu estava me sentido frustrada porque sofri bullying” e “fiquei com raiva porque havia sido ignorada, então atingi com um martelo que encontrei na universidade.

As fontes disseram que a mulher começou a agitar o martelo com as mãos repentinamente durante a aula no prédio do departamento de sociologia por volta das 15h40. Havia cerca de 100 pessoas na sala de aula.

As pessoas que ficaram feridas foram 5 homens e 2 mulheres na faixa dos 20 anos e uma outra de 19.

Alguns estavam com sangramento na cabeça, mas todos estavam conseguindo falar e caminhar e seus ferimentos foram considerados leves.

Fonte: Nippon

.
Passagens Aereas para o Brasil
Casa Própria no Japão
Empregos no Japão - Konishi Sangyo
Fujiarte - Empregos no Japão
FUJIARTE - Empregos no Japão
Empregos no Japão
Kumon - Aprenda japonês e tenha mais oportunidades!
Banco do Brasil - Remessas com eficiência.
Wistar Japan - Novo conceito de Empreiteira no Japão width=
Apartamentos para alugar no Japão
Apartamentos para alugar no Japão