A Organização Mundial da Saúde (OMS) diz que confirmou que infecções respiratórias agudas causadas pelo metapneumovírus humano (HMPV) estão se espalhando na China.
Entretanto, uma porta-voz da OMS sugeriu que há poucos motivos para preocupação.
O vírus causa sintomas como febre e tosse. Ele pode se tornar grave em pessoas vulneráveis como crianças pequenas e idosos.
Veículos de mídia chineses reportaram um aumento em casos de HMPV no país desde o fim do ano passado. Infecções também foram confirmadas na Índia e Indonésia.
A OMS fez referência às infecções na China em um relatório divulgado na terça-feira (7) sobre infecções respiratórias no Hemisfério Norte.
A organização disse que dados publicados por país mostram que o número de infecções respiratórias agudas aumentou nas últimas semanas.
A OMS também mencionou que o HMPV está entre os vírus que vêm sendo cada vez mais detectados, particularmente nas províncias no norte da China.
O relatório também disse que o aumento nas detecções de patógenos respiratórios está “dentro da faixa esperada para essa época do ano durante o inverno no Hemisfério Norte”.
A OMS acrescentou que continuará a monitorar a situação em cooperação com autoridades chinesas.
A porta-voz da OMS, Margaret Harris, disse aos repórteres em Genebra, na Suíça, na terça-feira, que o HMPV não é um novo vírus.
Ela disse que o vírus geralmente causa sintomas similares aos de uma gripe comum e sua taxa de mortalidade é “muito, muito baixa”.
Fonte: NHK