De acordo com a empresa Kansai Airports, que opera o Aeroporto Internacional de Kansai (KIX), um intruso foi visto logo após as 9h de quinta-feira (9), e ambas as pistas foram temporariamente fechadas.
Após a confirmação da segurança no KIX, cerca de uma hora depois, os voos puderam ser retomados, por volta das 10h10.
Segundo a polícia, uma empresa de segurança relatou que um homem na faixa dos 20 anos entrou por um portão com restrição. Foi preso mas a polícia não divulgou o nome e outros dados. Acredita-se que o intruso tenha entrado pela Pista A do terminal.
Como resultado, o voo GK221 da Jetstar com destino ao KIX, vindo do Aeroporto de Narita, não conseguiu pousar no Aeroporto de Kansai e foi desviado para o Centrair ou Aeroporto Internacional de Chubu. Após reabastecimento no Centrair a aeronave seguiu para o KIX, com chegada por volta do meio-dia.
O voo GK153 da Jetstar, programado para partir do KIX para o Aeroporto de Chitose, em Hokkaido, às 9h25, também sofreu um atraso de quase uma hora.
Veja o post de um passageiro da Jetstar reclamando que teria que começar a trabalhar a partir das 13h na cidade de Osaka, mas o voo foi redirecionado para o Centrair e que irá se atrasar.
関空滑走路に不審者侵入で滑走路閉鎖とやらの煽りを受けて、搭載燃料が不足するGK122便はセントレアにダイバード。
13時から大阪で仕事なのに、困った困った…。 pic.twitter.com/1qaS074Vcm— 放浪するアカウント (@I_am_unknown___) January 9, 2025
Fontes: News Digest e YTV