Rede de loja de conveniência contrata operadores de caixa para trabalhar do exterior

A rede de lojas de conveniência Lawson está buscando trabalhadores que tenham moram na Europa e nas Américas para atender clientes em suas lojas no Japão.

O primeiro operador de caixa remoto da Lawson será um cidadão japonês que mora na Suécia (ilustrativa/banco de imagens)

Uma das maiores redes de lojas de conveniência 24 horas do Japão está se voltando para operadores de caixa remotos que moram no exterior em uma tentativa de combater a escassez crônica de mão de obra do país.

Publicidade

O primeiro operador de caixa da Lawson será um cidadão japonês que mora na Suécia e auxiliará os clientes em Tóquio e Osaka durante o horário da madrugada, graças à diferença no fuso de 8 horas.

“A escassez de pessoal é real e as lojas de conveniência dependem muito de um bom fornecimento de mão de obra barata”, disse Roy Larke, palestrante sênior em marketing na Universidade de Waikato e especialista em varejo japonês.

“Salários por hora a tempo parcial estavam em uma alta histórica em novembro de 2024 e continuarão a aumentar. Espero completamente que a Lawson e outras usem esse tipo de sistema apoiado por inteligência artificial (IA) no futuro próximo, reduzindo e eliminando a necessidade de operação humana”.

O funcionário remoto da Lawson vai interagir com clientes através do uso de avatares digitais, com personagens animados imitando os movimentos do operador de caixa e aparecendo em uma tela no balcão.

O sistema, que já foi testado em 28 das mais de 11 mil lojas da companhia, está pronto para expansão, com o presidente da empresa, Sadanobu Takemasu, revelando planos para contratação em outras regiões incluindo Brasil e Nova Iorque, nos EUA.

“Queremos aumentar a produtividade ao contratar em locais com grandes diferenças de fusos horários em relação ao Japão”, disse Takemasu ao site Asia Nikkei.

A iniciativa ocorre quando a indústria de lojas de conveniência do Japão enfrenta dificuldades com uma reserva de mão de obra em queda.

Um estudo recente do Asia Nikkei descobriu que 62.5% das operadoras de lojas de conveniência enfrentaram dificuldades para recrutar pessoal a tempo parcial no ano passado, forçando alguns estabelecimentos a fecharem durante horários menos movimentados.

Fonte: SCMP

+ lidas agora

> >

Vamos Comentar?

--

Kairo: indispensável no inverno e os melhores lugares para colar no corpo

Publicado em 7 de janeiro de 2025, em Saúde, Bem-Estar e Cotidiano

O kairo é um aquecedor descartável imprescindível nos dias frios, mas é preciso saber onde se deve colar e onde jamais se aplica.

kairo

Foto ilustrativa de kairo descartável (JNN)

Nos dias frios do inverno japonês, nada mais confortável do que usar casacos leves de plumas de ganso, meias e botas. Mas, há outro item indispensável que ajuda as pessoas a sentir mais conforto, o kairo

Publicidade

Esse incrível aquecedor descartável, vendido nas farmácias e supermercados do Japão, é feito basicamente de pó de ferro, água, carvão ativado, agente de retenção de água e sal. Esses ingredientes são misturados e colocados em um saco de TNT.

O efeito do aquecedor kairo depende do tamanho, da marca e de outros fatores. Quem sente muito frio nas extremidades como os pés, colam nas palmilhas do calçado ou nas meias. Outras colam na altura dos quadris e outras deixam nos bolsos dos casacos. Mas, é preciso verificar se isso está correto.

A forma como o kairo aquece depende de onde se aplica

A reportagem da JNN perguntou a um especialista japonês em acupuntura quais são os melhores locais para adesivar esse aquecedor japonês. 

Segundo ele, “a forma como o kairo aquece o corpo muda dependendo de onde você o aplica”.   

Recomenda dois importantes locais do corpo, mas cuidado para não colar o aquecedor descartável diretamente sobre a pele. Dê preferência para adesivá-lo sobre a roupa íntima ou sobre a roupa.

Um dos locais recomendados é abaixo do umbigo e explica o motivo. “Há um ponto de pressão sob o umbigo, local que aquecido o fluxo sanguíneo do corpo fluirá melhor”, disse o acupunturista.

Um dos bons locais para aplicar o kairo (ilustração da JNN)

O outro local indicado foi a parte inferior das costas, na altura dos quadris. “Melhora o fluxo sanguíneo das pernas e vasos”, explicou. 

Outro local excelente para aplicar o aquecedor descartável (ilustração da JNN)

De acordo com a milenar acupuntura, há muitos pontos que pressionados ou estimulados melhoram a circulação.  

Onde jamais aplicar o kairo

Se há locais do corpo adequados há também onde não se deve adesivar o aquecedor descartável.

O pior lugar para colar é sobre o coração. Explica que se deve evitar também as laterais do pescoço, pois são locais onde passam grandes vasos sanguíneos e se esquentar muito há riscos danosos. No caso dos idosos, pode acontecer até um colapso.     

Onde jamais aplicar o kairo (ilustração da JNN)

Outra dica importante 

Ele explica que há muitas pessoas que colam sobre a meia na sola dos pés. Mas, melhor do que isso é colar na parte superior dos pés, pois há mais vasos sanguíneos. “A sola dos pés é espessa, o que dificulta o aquecimento”, acrescentou. 

Um outro bom ponto é no tornozelo, pois ajuda a aquecer as pernas e os pés.  

Descarte do kairo

Como é um produto descartável, deve ser jogado quando o efeito passar. Dependendo da prefeitura, o kairo é considerado lixo incinerável e outras podem considerá-lo não queimável. 

Portanto, antes de fazer o descarte, veja a política da coleta do lixo da cidade onde mora.

Fonte: JNN

.
Passagens Aereas para o Brasil
Casa Própria no Japão
Empregos no Japão - Konishi Sangyo
Fujiarte - Empregos no Japão
FUJIARTE - Empregos no Japão
Empregos no Japão
Kumon - Aprenda japonês e tenha mais oportunidades!
Banco do Brasil - Remessas com eficiência.
Wistar Japan - Novo conceito de Empreiteira no Japão width=
Apartamentos para alugar no Japão
Apartamentos para alugar no Japão