Fujiarte - Empregos no Japão - Trabalhe com segurança
Fujiarte - Empregos no Japão - Trabalhe com segurança

Rede de loja de conveniência contrata operadores de caixa para trabalhar do exterior

| Sociedade

A rede de lojas de conveniência Lawson está buscando trabalhadores que tenham moram na Europa e nas Américas para atender clientes em suas lojas no Japão.

Unigran Japan 2026
lawson 7 jan 2025 destaque

O primeiro operador de caixa remoto da Lawson será um cidadão japonês que mora na Suécia (ilustrativa/banco de imagens)

Uma das maiores redes de lojas de conveniência 24 horas do Japão está se voltando para operadores de caixa remotos que moram no exterior em uma tentativa de combater a escassez crônica de mão de obra do país.

Publicidade
Empregos estáveis no Japão - UT SURI-EMU

O primeiro operador de caixa da Lawson será um cidadão japonês que mora na Suécia e auxiliará os clientes em Tóquio e Osaka durante o horário da madrugada, graças à diferença no fuso de 8 horas.

“A escassez de pessoal é real e as lojas de conveniência dependem muito de um bom fornecimento de mão de obra barata”, disse Roy Larke, palestrante sênior em marketing na Universidade de Waikato e especialista em varejo japonês.

Artigos relacionados

Acompanhe o Portal Mie

“Salários por hora a tempo parcial estavam em uma alta histórica em novembro de 2024 e continuarão a aumentar. Espero completamente que a Lawson e outras usem esse tipo de sistema apoiado por inteligência artificial (IA) no futuro próximo, reduzindo e eliminando a necessidade de operação humana”.

O funcionário remoto da Lawson vai interagir com clientes através do uso de avatares digitais, com personagens animados imitando os movimentos do operador de caixa e aparecendo em uma tela no balcão.

O sistema, que já foi testado em 28 das mais de 11 mil lojas da companhia, está pronto para expansão, com o presidente da empresa, Sadanobu Takemasu, revelando planos para contratação em outras regiões incluindo Brasil e Nova Iorque, nos EUA.

“Queremos aumentar a produtividade ao contratar em locais com grandes diferenças de fusos horários em relação ao Japão”, disse Takemasu ao site Asia Nikkei.

A iniciativa ocorre quando a indústria de lojas de conveniência do Japão enfrenta dificuldades com uma reserva de mão de obra em queda.

Um estudo recente do Asia Nikkei descobriu que 62.5% das operadoras de lojas de conveniência enfrentaram dificuldades para recrutar pessoal a tempo parcial no ano passado, forçando alguns estabelecimentos a fecharem durante horários menos movimentados.

Fonte: SCMP


+ lidas agora

>>

Vamos Comentar?

logo