
Bombeiros e policiais no Rio Potomac na busca por sobreviventes (NHK)
“Não acreditamos que tenha sobreviventes”, disse um porta-voz da agência do Corpo de Bombeiros, sobre o avião a jato regional PSA Airlines Bombardier CRJ700 (American Air Lines) que colidiu no ar com um helicóptero militar Sikorsky H-60, por volta das 21h de quarta-feira (29), horário local em Washington D.C., nos Estados Unidos, e quinta-feira (30) no Japão.
As duas aeronaves caíram no Rio Potomac, perto do Aeroporto Nacional Reagan. Estavam a bordo 60 passageiros e 4 tripulantes no avião e 3 pessoas no helicóptero.
A equipe de emergência continua empenhada na busca das pessoas, com barcos dos bombeiros e do Departamento de Polícia Metropolitana no rio. Os mergulhadores do Corpo de Bombeiros de Washington conseguiram entrar no avião afundado e caminhar ou nadar por toda a extensão dele procurando por sobreviventes. Conforme a noite avançava, surgiram notícias sombrias de que corpos haviam sido retirados. Até as 22h de quinta-feira, horário de Tóquio, foram retirados mais de 30 corpos.
“Neste momento, não acreditamos que haja sobreviventes deste acidente, e recuperamos 27 pessoas deste avião e uma do helicóptero”, disse o chefe do Corpo de Bombeiros e EMS de D.C., John A. Donnelly.
“Estamos muito tristes pela American Airlines, pelo Departamento de Defesa dos Estados Unidos e por todos os americanos pela perda de vidas que aconteceu com a colisão dessas aeronaves“, disse Bowser. “Todos nós compartilhamos um profundo sentimento de pesar”, disse a prefeita de D.C., Muriel Bowser, lamentando pela tragédia.
Rússia confirma que havia cidadãos do país no avião
A Rússia confirmou que patinadores russos, assim como outros cidadãos do país, estavam no avião que caiu no rio. O porta-voz Dmitry Peskov confirmou aos repórteres na quinta-feira que os patinadores russos Evgenia Shishkova e Vadim Naumov, que ganharam o título de pares no Campeonato Mundial de Patinação Artística de 1994 e competiram nas Olimpíadas de Inverno duas vezes, estavam a bordo do avião.
Além dos patinadores russos estavam a bordo também os atletas da mesma modalidade, de nacionalidade americana, mais o técnico.
Trump emite declaração
O presidente Donald Trump disse em uma declaração que recebeu todas as informações sobre o acidente aéreo. “Que Deus abençoe suas almas”, disse. “Obrigado pelo trabalho incrível que está sendo feito por nossos primeiros socorristas. Estou monitorando a situação e fornecerei mais detalhes conforme eles surgirem”, declarou.
Por outro lado, em uma post no Truth Social, questionou o que levou ao acidente aéreo, escrevendo: “Esta é uma situação ruim que parece que deveria ter sido evitada. NÃO É BOM!!!”.
A busca por sobreviventes continua.
Fontes: NBC Washington, NHK, CBS e Mainichi