Na terça-feira (7), horário de Tóquio, e segunda-feira (6) em Las Vegas, nos Estados Unidos, a gigante norte-americana de semicondutores Nvidia anunciou que fornecerá seus mais recentes produtos adequados para o desenvolvimento de direção autônoma, com IA, para os veículos da próxima geração da Toyota Motor.
A Toyota pretende avançar no desenvolvimento da tecnologia de direção autônoma, adquirindo semicondutores de alto desempenho das principais empresas desse setor do mundo.
De acordo com o anúncio, a empresa fornecerá à Toyota os mais recentes semicondutores que possuem múltiplas funções, incluindo processamento e armazenamento de dados. Explica que é menor e capaz de processamento mais rápido do que os convencionais, tornando-os adequados para o desenvolvimento da direção autônoma. O software básico (SO) que controla a operação do veículo também será fornecido pela Nvidia.
O CEO da Nvidia, Jensen Huang, disse em um discurso na CES, a maior exposição mundial de eletrônicos de consumo e TI realizada em Las Vegas, Nevada, nos Estados Unidos: “Estamos ansiosos para colaborar com a Toyota. Estou muito feliz por poder fazer este anúncio”.
Neste momento, não está claro quais modelos de carros serão equipados com os mais recentes semicondutores da Nvidia ou quando a produção em massa começará. Segundo a empresa, espera-se que seja instalado em vários veículos Toyota, e a produção em massa pode levar de três a quatro anos.
A Toyota comercializa atualmente veículos equipados com tecnologia “Nível 2”, que realiza automaticamente algumas operações de direção e freio. Também avança com o desenvolvimento do “Nível 4”, que executa automaticamente todas as operações de direção sob certas condições, mas isso requer processamento em alta velocidade de grandes quantidades de dados usando semicondutores instalados no veículo, tornando essencial a aquisição dos semicondutores de alto desempenho.
A Toyota anunciou uma colaboração com a Nvidia em 2017 e usou seus semicondutores, mas o escopo era limitado. A empresa planeja acelerar o desenvolvimento da direção autônoma através do fortalecimento das relações de aquisição.
Fontes: Yomiuri e NTV