Com mais passageiros viajando de avião na era pós-pandemia de coronavírus, furtos continuam ocorrendo a bordo de aviões que partem e chegam ao Aeroporto Internacional de Narita (Chiba).
Autoridades estão trabalhando junto com companhias aéreas para lembrar as pessoas a tomarem cuidado com seus pertences antes do fim da movimentada temporada de feriado de fim e início de ano.
Dinheiro de países em desenvolvimento é inserido nas carteira para impedir que as vítimas percebam
Neste ano, a delegacia do aeroporto de Narita da Polícia Provincial de Chiba havia recebido 19 relatos do tipo desde o fim de outubro, bem mais do que os 7 durante o mesmo período do ano passado.
Em cada caso, dinheiro em espécie foi retirado das carteiras das vítimas e teriam sido substituídos por outras cédulas de países em desenvolvimento como maneira inteligente de atrasar a detecção.
De acordo com a delegacia, cerca de 60% das vítimas eram homens japoneses.
Nas carteiras deles estavam notas de iene ou dólar americano que foram retiradas de suas bolsas guardadas nos compartimentos acima das poltronas nos aviões.
Acredita-se que os furtos tenham ocorrido enquanto as vítimas dormiam. Em um caso, ¥2,07 milhões (US$14,3 mil) foram furtados de um homem.
Os furtos ocorreram em vários voos para destinos como América do Norte e Ásia.
Também houve 20 casos de vítimas que consultaram com autoridades sobre danos. Durante o mesmo período em 2019, antes da pandemia, houve relatos de 26 vítimas e 1 consulta.
Em uma tentativa de deter os crimes, a delegacia buscou cooperação da empresa que opera o aeroporto de Narita e de companhias aéreas.
Em 22 de novembro uma campanha anticrime foi realizada juntamente com a companhia aérea de baixo custo Zipair Tokyo Inc. da Japan Airlines nos portões de embarque no Terminal 1.
Grande volume de passageiros
De acordo com a operadora do aeroporto, no primeiro semestre do ano fiscal de 2024, chegadas e partidas de aeronaves totalizaram 122 mil, 116% comparadas com o ano anterior, e se recuperaram para 90% do nível no ano fiscal de 2019 antes da pandemia.
O número de passageiros também se recuperou para 88% dos níveis do ano fiscal de 2019, alcançando 19,92 milhões, um aumento ano a ano de cerca de 20% comparado com o ano fiscal anterior.
Em particular, passageiros estrangeiros em voos internacionais aumentaram, chegando a 10,79 milhões, ou 117% do volume do ano fiscal de 2019.
Fonte: Mainichi