Por volta das 17h32 de terça-feira (7), ocorreu um raro terremoto profundo, perto da Ilha Tori (Torishima), Japão, localizada no Oceano Pacífico e pertencente à Tóquio.
A profundidade do epicentro foi de aproximadamente 420 quilômetros e a magnitude do terremoto é estimada em 6,0. Esse raro terremoto causou tremores de intensidade sísmica de 1 ou levemente superior, chegando a 2, nas regiões Kanto e Tohoku. Não foi observado nenhum abalo nas regiões Tokai e Kinki.
Uma distribuição de intensidade sísmica que é inclinada em direção ao eixo da trincheira, em vez de concentricamente em torno do epicentro, é chamada de “área sísmica anormal”, mas este é um fenômeno específico de terremotos profundos e raros, e a atividade sísmica em si não é anormal.
Em muitos terremotos, as áreas com fortes tremores são distribuídas concentricamente a partir do epicentro, mas em abalos sísmicos chamados de profundos, o tremor é transmitido ao longo da placa subduzida para a terra, por isso se torna mais forte à distância perto da fossa oceânica.
Esse raro terremoto parece ter ocorrido na placa do Pacífico em profunda subducção. A leste do epicentro, o tremor foi transmitido na direção da Fossa do Japão/Fossa Izu-Ogasawara, onde as placas do Pacífico e da terrestre se encontram, e o tremor pareceu forte ao longo da costa do Pacífico no norte e leste do Japão .
Terremotos profundos semelhantes ocorrem frequentemente no Mar de Okhotsk, no Mar do Japão, na costa sudeste da província de Mie, na costa sul de Tokaido e no mar perto de Torishima, de magnitude 6 ou superior, uma vez a cada poucos anos.
Em 1.º de janeiro de 1984, um terremoto de magnitude 7,0 ocorreu na costa sudeste da província de Mie, mas os tremores de intensidade 4 foram observados em Chiyoda-ku, Tóquio e na cidade de Yokohama (Kanagawa). Esse tipo de sismo pode causar grandes tremores em locais distantes do epicentro, por isso é necessário cautela.
Por outro lado, os terremotos profundos têm uma pequena chance de gerar tsunamis e têm poucos tremores secundários.
Fonte: FNN e WeatherNews