Raro terremoto profundo no Japão, de magnitude 6,0, sem danos

Aconteceu um raro terremoto profundo no Japão, o qual não causou danos nem tsunami.

Raro terremoto profundo no local marcado em X vermelho, perto de uma ilha japonesa (WeatherNews)

Por volta das 17h32 de terça-feira (7), ocorreu um raro terremoto profundo, perto da Ilha Tori (Torishima), Japão, localizada no Oceano Pacífico e pertencente à Tóquio.

Publicidade

A profundidade do epicentro foi de aproximadamente 420 quilômetros e a magnitude do terremoto é estimada em 6,0. Esse raro terremoto causou tremores de intensidade sísmica de 1 ou levemente superior, chegando a 2, nas regiões Kanto e Tohoku. Não foi observado nenhum abalo nas regiões Tokai e Kinki.  

Uma distribuição de intensidade sísmica que é inclinada em direção ao eixo da trincheira, em vez de concentricamente em torno do epicentro, é chamada de “área sísmica anormal”, mas este é um fenômeno específico de terremotos profundos e raros, e a atividade sísmica em si não é anormal.

Em muitos terremotos, as áreas com fortes tremores são distribuídas concentricamente a partir do epicentro, mas em abalos sísmicos chamados de profundos, o tremor é transmitido ao longo da placa subduzida para a terra, por isso se torna mais forte à distância perto da fossa oceânica. 

Esse raro terremoto parece ter ocorrido na placa do Pacífico em profunda subducção. A leste do epicentro, o tremor foi transmitido na direção da Fossa do Japão/Fossa Izu-Ogasawara, onde as placas do Pacífico e da terrestre se encontram, e o tremor pareceu forte ao longo da costa do Pacífico no norte e leste do Japão .

Terremotos profundos semelhantes ocorrem frequentemente no Mar de Okhotsk, no Mar do Japão, na costa sudeste da província de Mie, na costa sul de Tokaido e no mar perto de Torishima, de magnitude 6 ou superior, uma vez a cada poucos anos.    

Em 1.º de janeiro de 1984, um terremoto de magnitude 7,0 ocorreu na costa sudeste da província de Mie, mas os tremores de intensidade 4 foram observados em Chiyoda-ku, Tóquio e na cidade de Yokohama (Kanagawa). Esse tipo de sismo pode causar grandes tremores em locais distantes do epicentro, por isso é necessário cautela.

Por outro lado, os terremotos profundos têm uma pequena chance de gerar tsunamis e têm poucos tremores secundários.

Fonte: FNN e WeatherNews

+ lidas agora

> >

Vamos Comentar?

--

Presa suspeita de envenenar bolo com arsênio no Rio Grande do Sul

Publicado em 7 de janeiro de 2025, em Brasil

Três mulheres morreram e outros 3 parentes adoeceram após comerem o bolo durante uma reunião de família em 23 de dezembro de 2024, em Torres, município no Rio Grande do Sul.

Três mulheres morreram e outros 3 parentes adoeceram após comerem o bolo durante uma reunião da família (ilustrativa/banco de imagens)

A polícia no Brasil prendeu uma mulher que enfrenta acusações de triplo homicídio após várias pessoas de sua família terem sido envenenadas com um bolo de Natal que tinha altas concentrações de arsênio, disse a polícia na segunda-feira (6).

Publicidade

Três mulheres morreram e outros 3 parentes adoeceram após comerem o bolo durante uma reunião da família em 23 de dezembro de 2024, em Torres, município no Rio Grande do Sul (RS).

O oficial da polícia responsável pela investigação, Marcos Veloso, disse em uma coletiva de imprensa na segunda-feira que havia “forte evidência” incriminando a mulher que foi presa.

Sua identidade não foi revelada pela polícia, mas a mídia brasileira divulgou que ela era a nora da mulher que preparou o bolo.

Análises de especialistas encontraram altos níveis de arsênio – um elemento tóxico que ocorre naturalmente na natureza – no sangue das vítimas, nas fatias do bolo que sobraram e na farinha usada para prepará-lo.

Veloso disse que membros da família haviam notado um sabor “picante” e “desagradável” no bolo. A mulher que o preparou pediu que os familiares parassem de comê-lo, mas era tarde demais.

Seis familiares foram hospitalizados. Duas irmãs, de 58 e 65 anos, assim como a filha de 43 anos da irmã mais velha, morreram dentro de horas uma da outra.

A terceira irmã, de 61 anos, que preparou o bolo, ainda está internada, mas sua condição de saúde é estável, de acordo com atualização médica mais recente.

O marido de uma das irmãs que morreu e um menino de 10 anos – cuja mãe e a avó estavam entre as pessoas que faleceram – receberam alta do hospital.

A diretora de polícia forense do RS, Marguet Mittman, disse que “altas concentrações de arsênio foram encontradas nos corpos das 3 vítimas”.

“Para se ter uma ideia, 35 microgramas são suficientes para causar a morte de uma pessoa. Em uma das vítimas, havia uma concentração 350 vezes maior”, acrescentou ela.

Em relação ao motivo por trás do bolo mortal, Veloso disse que a família tinha uma relação “muito harmoniosa”, mas com “diferenças” de longa data que poderiam explicar a origem do crime.

A polícia também pediu a exumação do corpo do ex-marido da mulher que preparou o bolo. Sua morte em setembro de 2024 foi atribuída a “intoxicação alimentar” e não foi investigada.

Fonte: Straits Times

.
Passagens Aereas para o Brasil
Casa Própria no Japão
Empregos no Japão - Konishi Sangyo
Fujiarte - Empregos no Japão
FUJIARTE - Empregos no Japão
Empregos no Japão
Kumon - Aprenda japonês e tenha mais oportunidades!
Banco do Brasil - Remessas com eficiência.
Wistar Japan - Novo conceito de Empreiteira no Japão width=
Apartamentos para alugar no Japão
Apartamentos para alugar no Japão