Ossos de mastigar com nó feitos de couro bovino podem ter sido contaminados com uma substância tóxica durante a fabricação (ilustrativa/banco de imagens)
Uma autoridade da saúde holandesa alertou donos de cães em relação à compra online de uma marca de osso para mastigar com nó que pode causar “síndrome do lobisomem” em seus pets.
Publicidade
Várias pessoas na Holanda que compraram o petisco para seus cães relataram a aparição da condição neurológica assustadora logo depois.
Na cidade de Groningen, um cão teria morrido enquanto um outro do mesmo casal de donos foi levado para um hospital veterinário.
Segundo o site de notícias holandês Noorder Nieuws, os veterinários disseram aos donos dos pets que a causa era o osso.
A Autoridade de Segurança de Alimentos e Produtos do Consumidor da Holanda (NVWA) emitiu um alerta para palitinhos de queijo e ossos de mastigar da empresa Barkoo.
“Suspeita-se que esses ossos de mastigar sejam a causa do desenvolvimento de anormalidades neurológicas graves em cães. Atualmente, isso está sendo investigado”, disse.
“Essas anormalidades neurológicas também são descritas como síndrome do lobisomem. Essa síndrome pode levar à morte”.
A síndrome do lobisomem é o nome dado a uma condição no cérebro que pode causar problemas comportamentais graves em cães.
De acordo com veterinários na Alemanha, onde dezenas de casos foram relatados no segundo semestre do ano passado, sintomas podem incluir excitação extrema, ataques epiléticos e uivos similares aos de um lobo”.
Nina Meyerhoff, veterinária em Hanôver, disse à revista alemã GMX, “É como se os cães estivessem tendo alucinações. Alguns tentam saltar da janela ou se tornam agressivos repentinamente”.
Ela especula que ossos de mastigar feitos a partir de couro bovino podem ter sido contaminados com uma substância tóxica durante o processo de fabricação.
Casos também foram relatados na Suíça, Finlândia e Bélgica.
Fonte: Metro UK