A Starbucks Coffee Japan Ltd. vai substituir canudos de papel por alternativas de biomassa derivadas de plantas em sua lojas a partir deste mês, visando diminuir desperdício pela metade e emissões até 2030.
A grande operadora de rede de cafeterias planeja intensificar sua iniciativa contra poluição por microplásticos ao introduzir canudos mais amigáveis ao meio ambiente em 32 lojas na província de Okinawa em 23 de janeiro para clientes que pedirem bebidas geladas.
A Starbucks é uma de um número crescente no setor de serviços de alimentos e bebidas japonês, como a rede de fast food McDonald’s Japan e a operadora de restaurantes da família Skylark Hokdings Co., que introduziram alternativas amigáveis ao meio ambiente a canudos de plástico.
Os canudos biodegradáveis à base de plantas com a cor verde escura de marca registrada da Starbucks, começarão a ser usados em todas as lojas no Japão a partir de março, disse a companhia.
Os novos canudos são desenvolvidos para serem mais robustos quando usados, ao contrário dos de papel introduzidos em janeiro de 2020, como parte dos esforços para endereçar poluição oceânica a partir de lixo plástico.
Entretanto, houve queixas de que era desconfortável beber usando os canudos de papel e que não tinham durabilidade.
Feitos primariamente de óleos de plantas ao invés de derivados de petróleo, os canudos eventualmente se decompõem em dióxido de carbono e água através da ação de micro-organismos encontrados na água do mar e solo.
Fonte: Japan Today