
O HMPV causa sintomas similares aos de uma gripe comum ou influenza (ilustrativa/banco de imagens)
A taxa de infecções pelo metapneumovírus humano (HMPV) no norte da China está diminuindo, disse um representando da saúde do país no domingo (12), em meio à preocupação internacional em relação a uma pandemia em potencial.
O HMPV, que pertence à mesma família do vírus sincicial respiratório, causa sintomas similares aos de uma gripe comum ou influenza incluindo febre, tosse e congestão nasal.
Os sintomas geralmente passam sem ingestão de medicamentos, embora eles possam causar infecções no trato respiratório inferior entre crianças, idosos e pessoas imunocomprometidas.
“O HMPV não é um vírus novo e está entre os humanos há várias décadas”, disse Wang Liping, pesquisador no Centro Chinês de Controle e Prevenção de Doenças, durante uma coletiva de imprensa realizada pela Comissão de Saúde Nacional da China.
Wang acrescentou que o aumento nos últimos anos no número de casos do vírus, que foi detectado pela primeira vez na Holanda em 2001, é devido a melhores métodos de detecção.
Preocupações surgiram nos últimos dias em relação a um aumento no número de infecções por HMPV no norte da China após imagens de hospitais superlotados terem circulado na internet.
A Organização Mundial da Saúde (OMS) disse que não recebeu relatos de surtos incomuns na China ou outros países.
Wang disse que doenças respiratórias que estão afetando as pessoas na China atualmente são causadas por patógenos conhecidos e que nenhuma doença infecciosa nova surgiu.
O número de pacientes em clínicas de febre e departamentos de emergência em todo o país vem aumentando, mas ainda é menor de forma geral em comparação ao mesmo período do ano passado, disse Gao Xinqiang vice-diretor no Departamento de Resposta de Emergência Médica da comissão de saúde.
Fonte: Mainichi