
Foto ilustrativa de um navio da Guarda Costeira (PM)
Na segunda-feira (27) a Guarda Costeira informou que um turista, o qual estava internado desde 14 deste mês em Okinawa, foi a óbito por volta das 9h30 de domingo (26).
Sem divulgar o nome, a Guarda Costeira informou que o homem, na faixa dos 50 anos, residente na província de Tochigi, perdeu a consciência enquanto mergulhava na costa do Porto de Kubura, na ilha Yonaguni (Okinawa), foi socorrido e estava recebendo tratamento em um hospital na cidade e ilha de Ishigaki.
A causa do óbito do turista foi encefalopatia hipóxica devido ao afogamento.
Segundo a informação, por volta das 16h de 14 deste mês, ficou inconsciente ao emergir durante um mergulho e foi puxado a bordo pela equipe do barco. Meia hora depois, uma pessoa da equipe ligou para o 118 para pedir socorro.
O barco chegou ao Porto de Kubura e o turista foi entregue aos paramédicos que já esperavam por ele, o qual foi levado para uma clínica em Yonaguni. De lá foi transportado por uma aeronave da Guarda Costeira para um hospital em Ishigaki.
A ocorrência continua sendo investigada para determinar qual foi a causa desse acidente durante o mergulho.
A hipóxia cerebral é uma condição que ocorre quando o cérebro não recebe oxigênio suficiente. Quando prolongada, pode levar à morte dos neurônios cerebrais, a lesões cerebrais graves e até a óbito.
Fontes: Ryukyu Shimpo e Okinawa Times