Veículos leves (kei jidosha) e compactos provavelmente continuarão populares no Japão em 2025 devido as suas altas eficiências em combustível em meio a um aumento nos preços da gasolina e suas excelentes manobralidades em ruas estreitas.
Enquanto isso, veículos elétricos enfrentam desafios, como seus altos preços e a escassez de instalações de carregamento.
Mesmo assim, atenção está sendo dada para qual extensão eles poderão ganhar dinamismo em um momento quando modelos de marcas estrangeiras, principalmente chinesas, estão ganhando popularidade gradualmente.
Em rankings de vendas nacionais de carros novos para 2024, com base em dados da Associação de Comerciantes de Automóveis do Japão e da Associação de Veículos Leves e Motos do Japão, o kei da Honda Motor Co., o N-Box, ficou em primeiro lugar pelo terceiro ano consecutivo, com vendas de mais de 200 mil unidades.
O subcompacto Yaris da Toyota Motor Corp. ficou em terceiro enquanto envios do modelo Yaris Cross recomeçaram após uma suspensão refletindo a fraude em testes de certificação.
O kei Spacia da Suzuki Motor Corp. ficou em quarto lugar graças à adição de um novo modelo em setembro. Tanto o Yaris como o Spacia marcaram vendas de mais de 160 mil unidades.
Fonte: Nippon