
Imagem Ilustrativa
O Ministério da Agricultura, Silvicultura e Pesca do Japão anunciou que o preço médio do arroz nos supermercados do país subiu para 3.892 ienes por 5 quilos na semana que terminou em 16 de fevereiro, representando um aumento de 62 ienes em relação à semana anterior.
Essa é a sétima semana consecutiva de aumentos.
Em fevereiro do ano passado, o preço médio do arroz era de aproximadamente 2 mil ienes por 5 quilos, ou seja, o valor quase dobrou, com um aumento de mais de 90%, mesmo após as medidas governamentais de liberação de estoques de arroz.
Artigos relacionados
Apesar do aumento nos preços, a quantidade de arroz vendida nas prateleiras na semana até 9 de fevereiro caiu 9% em comparação com o ano anterior, mas posteriormente voltou aos níveis normais. Entre produtores e distribuidores, cresce a preocupação de que a alta dos preços possa desestimular o consumo de arroz.
Durante uma reunião de intercâmbio de opiniões realizada no dia 26, diversos agentes do setor externaram suas preocupações e esperanças.
Representantes de atacadistas expressaram o desejo de que a liberação dos estoques governamentais leve a uma estabilização dos preços, enquanto outros destacaram o potencial impacto dessa medida na oferta e demanda.
O encontro contou com a presença de produtores de arroz, membros do grupo JA e outros envolvidos no setor de distribuição. Expressou-se a preocupação de que, caso os altos preços continuem, a competição para a compra do novo arroz deste ano se intensifique, complicando a situação dos coletores.
No entanto, alguns produtores revelaram planos de aumentar a produção de arroz para alimentação principal, atendendo à forte demanda observada.
Um representante dos atacadistas destacou: “A liberação dos estoques governamentais serve para compensar a atual escassez, e estamos considerando seu uso conforme as condições.
Tanto produtores quanto distribuidores expressaram que a situação dos preços é ‘anormal’, e há expectativa de que essa medida leve à redução dos preços”.
Fonte: NHK







