
Brasileira, suposta golpista (reprodução do SBT News)
O noticiário da rede SBT, do Brasil, fez uma reportagem com um suposto golpe aplicado por uma brasileira residente no Japão e exibiu na semana anterior, em 7 de fevereiro.
A brasileira, cujo primeiro nome é Bruna, divulgou que estava com câncer de mama e pediu ajuda através das redes sociais, pois ela precisava fazer tratamento. Assim, várias pessoas atenderam ao seu apelo e a ajudaram, pois disse que “é para custear meu tratamento e também as despesas que a gente vai ter até meu marido poder voltar a trabalhar”.
Mas, ela foi apontada como golpista, pois algumas pessoas que a ajudaram teriam dito para a equipe de reportagem que seus relatos eram mentira.
Influenciador desconfiou da brasileira
Segundo o influenciador Vander Fernandes que deu depoimento, ele começou a desconfiar quando ela mudou seu nome nas redes sociais. Além disso, recebeu dela um laudo médico em português, de uma médica do Paraná.
O influenciador conseguiu obter a confirmação de que o laudo médico foi emitido “por dó de tanta insistência”, disse o funcionário da clínica. “A médica elaborou o laudo com base nas informações fornecidas por videoconferência. Se ela agiu de má fé, nos enganou também”, pontuou o funcionário.

Laudo médico em português (reprodução do SBT News)
Como o laudo foi postado nas redes sociais, a brasileira em questão teria devolvido o dinheiro da doação para as pessoas que a questionaram, como no caso do influenciador.
Suposta golpista desaparece
Depois dessa suspeita, Bruna desapareceu das redes sociais e não atendeu mais as ligações, segundo a matéria.

Print de um post da brasileira em uma das redes sociais pedindo ajuda (reprodução do SBT News)
“A polícia do Japão quer que quem tenha o comprovante vá até a delegacia fazer a denúncia”, explica o influenciador, acrescentando que a polícia abrirá investigação depois de reunir provas. “Infelizmente, por causa de pessoas com má índole, quem precisa de verdade são prejudicadas”, lamentou.
A suposta golpista foi procurada pela reportagem para ser ouvida, mas o número do seu telefone celular já não está em uso.
Fonte: SBT News