
Ônibus trafegando pela Rota Alpina do Japão (ilustrativa/banco de imagens)
A remoção de neve teve início em um cênico corredor montanhoso nos Alpes do Norte, no centro do Japão, na terça-feira (11).
A Rota Alpina Tateyama Kurobe, que liga as províncias de Toyama e Nagano, fica sob a neve durante o inverno e, portanto, é fechada ao tráfego.
Trabalhos para reabrir a estrada geralmente começam nesta época do ano.
Por volta das 10h, trabalhadores da associação local de remoção de neve abriram o portão da estrada na cidade de Tateyama (Toyama) e começaram a trabalhar para liberar a via usando maquinário pesado.
A associação informou que o local registrou mais neve que o normal este ano, com acúmulos próximos ao portão excedendo 2m de altura, a maior dos últimos 10 anos.
Os trabalhadores planejam utilizar 22 veículos de remoção de neve de grande porte para limpar um trecho de 31Km da estrada até Murodo, que está a 2.450m acima do nível do mar.
Uma das características do corredor montanhoso é a paisagem única da rota ladeada por imponentes paredes de neve construídas após a remoção.
Os trabalhadores estão se esforçando para abrir totalmente a rota em 15 de abril.
Um funcionário da Corporação Pública de Estradas da Província de Toyama falou em nome da associação de trabalhadores.
O funcionário disse que a forte neve que caiu na semana passada atrasou o início dos trabalhos, mas que deseja realizar a tarefa com segurança até a abertura em abril.
Fonte: NHK