
Conferência na Tailândia para discutir como salvar as 10 mil vítimas do tráfico humano (ANN)
Soube-se que aproximadamente 10 mil estrangeiros, incluindo 31 japoneses, podem estar sendo mantidos em cativeiro, vítimas de tráfico humano, em bases que são administradas por organizações criminosas, em Mianmar, perto da fronteira com a Tailândia.
Nessa área estratégica em Mianmar, acredita-se que as organizações criminosas da China, levem os estrangeiros atraídos até a Tailândia, para suas bases no país vizinho, forçando-os a “trabalhar” no esquema de fraudes.
Conferência em Tailândia para resolver o problema no Mianmar

Complexo do crime, em Mianmar, no Estado de Karen ou Kayin (ANN)
Na segunda-feira (17), autoridades policiais e funcionários de embaixadas de mais de 20 países se reuniram em Bangkok, capital da Tailândia, incluindo os representantes do Escritório das Nações Unidas sobre Drogas e Crime (UNODOC), para discutir maneiras de proteger os estrangeiros detidos.
Na reunião, as discussões incluíram o fortalecimento do compartilhamento de informações para identificar estrangeiros vítimas do tráfico humano.

Foto dos 260 estrangeiros resgatados na fronteira (ANN via Polícia Real da Tailândia)
De acordo com os grupos de ajuda, cerca de 10 mil pessoas estão presas nessas bases. São pessoas de diversos países, incluindo a China, como aconteceu com um ator.
Em 12 deste mês, cerca de 260 pessoas, todas estrangeiras, foram resgatadas pelas autoridades tailandesas, na fronteira, incluindo 2 brasileiros. Recentemente, foi um adolescente japonês, atraído por um post nas redes sociais prometendo um emprego tentador.
Ele é residente da província de Aichi e relatou que aceitou o convite para trabalhar no exterior, em regime de meio período, sem saber que era uma cilada. Encontrou uma brecha e passou uma mensagem para sua família dizendo que “estou em Mianmar, me ajude, por favor”. Depois de ter sido levado sob custódia até Bangkok foi embarcado de volta ao Japão.
Esse gravíssimo problema de tráfico humano tornou-se um desafio para diversos países. É importante ficar atento e jamais aceitar essas propostas sedutoras de emprego no exterior, sempre dizendo que é na Tailândia para atrair as vítimas.

Vítimas de tráfico humano resgatadas chegam de balsa ao lado tailandês (ANN via Polícia Real da Tailândia)
Fontes: ANN e NTV