Entidade brasileira lança jogo para ensinar crianças sobre segurança online

O objetivo dessa entidade brasileira é criar momentos lúdicos e divertidos de aprendizagem, com jogo (em PDF) grátis para ser baixado.

Menino com os olhos fixos no tablet (PM)

Para que as crianças possam aprender, de forma lúdica, sobre como usar a internet de forma segura, foi desenvolvido e lançado um jogo de tabuleiro sobre segurança online pelo Centro de Estudos, Resposta e Tratamento de Incidentes de Segurança no Brasil (Cert.br) do Núcleo de Informação e Coordenação do Ponto BR (NIC.br).

Publicidade

Fácil de brincar, ele está disponível gratuitamente no site da entidade (para ser baixado) e pode ser utilizado por educadores e pais para conscientizar as crianças sobre como é possível navegar pela internet de forma segura.

O passatempo foi lançado durante o evento Dia da Internet Segura, que foi realizado nos dias 11 e 12 na capital paulista.

Reprodução de uma parte do jogo de tabuleiro

“O objetivo desse jogo é criar momentos lúdicos e divertidos de aprendizagem sobre o uso seguro e responsável da internet. Com dicas sobre segurança online, o jogador irá se deparar com situações positivas e negativas envolvendo tecnologia”, explicou Miriam von Zuben, analista de segurança do CERT.br, em entrevista à Agência Brasil.

Este é o segundo jogo criado pelo centro para trabalhar com temas cibernéticos com as crianças, explorando, por exemplo, a importância dos antivírus e dos backups. Antes dele, também dentro do projeto Internet Segura, o centro havia desenvolvido um jogo sobre comportamento seguro na internet, estimulando as crianças a denunciarem ou bloquearem perfis estranhos ou de risco.

“Os Jogos ‘Internet Segura’ são voltados para crianças de 8 a 12 anos, e podem ser jogados em família e nas escolas, não apenas como diversão mas como um momento de aprendizagem e discussão sobre uso seguro e responsável da internet”, disse a analista.

Para brincar, é preciso baixar e imprimir o material, que está disponível no site da Internet Segura, e então recortar e montar um dado e alguns personagens que serão utilizados no jogo.

Como brincar com o jogo

Depois, basta jogar esse dado e ir pulando as casas correspondentes até chegar ao destino final. Se, no caminho, você cair em uma casa que indica um comportamento inadequado ou de risco, você pode ter que voltar algumas casas ou ficar uma rodada sem jogar. Ganha o jogo quem tiver um comportamento mais seguro na internet e conseguir chegar primeiro ao ponto final. 

“De acordo com o conteúdo das casas especiais, pretende-se levantar discussões sobre o uso da tecnologia e das ferramentas de segurança. Ao cair, por exemplo, em uma casa que fala sobre ‘backup’, a ideia é que o jogador reflita sobre suas próprias ações em relação à proteção de dados e passe a usar a tecnologia a seu favor, fazendo backups regularmente”, ressaltou.

No site Internet Segura também estão disponíveis outros jogos gratuitos para o público infantil tais como caça-palavras, memória, cruzadinhas e desenhos para colorir.

Outros jogos no site (reprodução)

Reprodução: Agência Brasil

+ lidas agora

> >

Vamos Comentar?

--

Nissan anuncia fechamento de 3 plantas e corte de 6,5 mil funcionários

Publicado em 14 de fevereiro de 2025, em Economia

A montadora japonesa Nissan que não quis fechar fusão com a Honda, precisa reestruturar a empresa e, para isso, anunciou fechamento de 3 plantas, redução de produção e corte de pessoal.

Modelo Daiz (reprodução)

Na quinta-feira (13) a Nissan Motor anunciou que irá fechar 3 plantas, incluindo uma na Tailândia, como parte de seus esforços de reestruturação.

Publicidade

A montadora reduzirá custos fixos e outras despesas em um total de 400 bilhões de ienes até o ano fiscal de 2026. O ponto de equilíbrio (na economia) será reduzir a produção de 600 mil unidades, para 2,5 milhões de veículos por ano. Com base nisso, a Nissan pretende estabelecer um sistema que possa garantir uma margem de lucro operacional estável de 4% com uma produção anual de 3,5 milhões de unidades.

Dos custos fixos, 200 bilhões de ienes serão cortados por meio de despesas de vendas e 100 bilhões de ienes por meio da reestruturação das bases de produção.

O prejuízo líquido consolidado para o ano fiscal encerrado em março de 2025 deverá ser de 80 bilhões de ienes.

Plantas a serem fechadas para conter despesas

Como parte da reestruturação da base, a Nissan fechará sua primeira fábrica na Tailândia no período de abril a junho do ano fiscal de 2025. Além disso, cortará gastos em 100 bilhões de ienes fechando outras duas fábricas até o ano fiscal de 2026. 

A capacidade de produção nas plantas da China será reduzida, 500 mil unidades, para produzir 1 milhão de veículos ao ano. Em outras plantas reduzirá a mesma quantidade para produção de 3 milhões de unidades anuais.

Corte de pessoal na Nissan, incluindo executivos 

Anunciou que reduzirá sua força de trabalho indireta global, com corte de 2,5 mil trabalhadores e transferirá mil para os centros de serviços compartilhados. Além disso, planeja cortar 5,3 mil empregos em suas fábricas de montagem de veículos e de motores no ano fiscal de 2025 e 1,2 mil no ano fiscal de 2026, totalizando 6,5 mil funcionários a serem demitidos.

E tem mais: a montadora pretende reduzir custos de 60 bilhões de ienes por meio da otimização, como a redução do número de variedades de peças, em 70%, e da melhoria da eficiência da cadeia de suprimentos, resultando em economia de custos de 100 bilhões de ienes.

O número de executivos também será reduzido em 20% neste ano fiscal.

Fontes: Kanagawa Shimbun, Thai Hyperlinks e NetDenJd

.
Passagens Aereas para o Brasil
Casa Própria no Japão
Empregos no Japão - Konishi Sangyo
Fujiarte - Empregos no Japão
FUJIARTE - Empregos no Japão
Empregos no Japão
Kumon - Aprenda japonês e tenha mais oportunidades!
Banco do Brasil - Investimentos com rentabilidade superior!
Wistar Japan - Novo conceito de Empreiteira no Japão width=
Apartamentos para alugar no Japão
Apartamentos para alugar no Japão