
Um trecho da Shin-Tomei (ilustrativa/banco de imagens)
O Ministério dos Transportes do Japão vai inaugurar, a partir de 3 de março, faixas prioritárias para veículos autônomos em um trecho de aproximadamente 100K da Shin-Tomei Expressway, situada na província de Shizuoka.
O objetivo é realizar testes com caminhões autônomos, em um esforço para enfrentar a escassez de mão de obra no setor logístico.
A iniciativa faz parte de um plano mais amplo para criar uma rede rodoviária capaz de acomodar o chamado nível 4 de direção autônoma, ou seja, uma condução sem motoristas sob certas condições. O teste está programado para durar cerca de um ano.
Artigos relacionados
As faixas dedicadas estarão disponíveis entre as áreas de descanso Surugawan-Numazu e Hamamatsu, ambas em Shizuoka. Uma das 3 faixas em cada uma das direções, tanto leste quanto oeste, da estrada será destinada a veículos autônomos das 22h nos dias úteis até as 5h da manhã seguinte.
Embora veículos comuns também possam usar essas faixas, o ministério solicita que os motoristas evitem obstruir os veículos de teste que estarão devidamente identificados.
Durante as operações de teste, o ministério verificará a eficácia dos sensores instalados ao longo da estrada, que devem prover informações necessárias para alertar sobre detritos na pista e auxiliar na condução em pontos de confluência das faixas.
Fonte: Japan Times







