Gigantes do Japão proíbem uso da IA chinesa DeepSeek

Os funcionários e executivos das empresas gigantes do Japão proíbem o uso da IA generativa chinesa DeepSeek.

Tela da DeepSeek com logo em destaque (reprodução)

Soube-se na quarta-feira (12) que as empresas gigantes do Japão como a Toyota Motor, Mitsubishi Heavy Industries, Softbank e outras, proibiram o uso da inteligência artificial (IA) generativa desenvolvida pela startup chinesa DeepSeek no ambiente corporativo.

Publicidade

Essas gigantes têm preocupações sobre vazamento de informações para o governo chinês, ao usar a DeepSeek.

Como essas, o movimento é crescente entre outras empresas para proibir seu uso pelos funcionários.

A DeepSeek chocou o mundo com seu sucesso no desenvolvimento de IA generativa de baixo custo, mas estão surgindo preocupações sobre sua segurança. Soube-se que a Toyota Motor proibiu seu uso “devido a preocupações com a segurança da informação“.

A outra empresa gigante, Mitsubishi Heavy Industries, também tem planos de não usar essa plataforma, mesmo que um pedido seja feito dentro da empresa, a permissão para usá-la não será concedida nas circunstâncias atuais. A SoftBank restringiu o acesso de dentro da empresa e proibiu o download ou uso em dispositivos comerciais.

“Ao contrário da IA ​​generativa da Microsoft, que usamos em nossos negócios, decidimos que ela representava um alto risco”, disse um representante de um grande fabricante de materiais que proibiu seu uso também.

“Consideramos os riscos de vazamentos de informações e de dados sendo usados ​​para treinar a IA“, considerou um porta-voz de um grande fabricante de casas no país.

Gigantes privados e governos da Coreia do Sul e Taiwan também restrigem

App da IA generativa DeepSeek no smartphone (PM)

Na semana anterior, foram divulgadas informações de que os governos da Coreia do Sul e de Taiwan restringiram o uso da DeepSeek

No caso da Coreia do Sul, os ministérios da Defesa e das Relações Exteriores estão proibidos de usá-la. Além disso, empresas gigantes privadas e instituições financeiras estão restringindo cada vez mais o uso dela.

Em Taiwan, foi proibido completamente o uso da DeepSeek em instituições públicas.  

Por outro lado, universidades públicas e instituições de pesquisa que precisam usar essa IA generativa chinesa podem fazê-lo após obter permissão e tomar as medidas necessárias de acordo com os regulamentos.

Fontes: Minami Nippon Shimbun e NHK

+ lidas agora

> >

Vamos Comentar?

--

Isuzu vai construir nova fábrica de veículos nos EUA

Publicado em 13 de fevereiro de 2025, em Notícias do Mundo

O projeto da fábrica visa a criação de mais de 700 empregos até 2028 e a produção de 50.000 veículos anualmente até 2030.

A empresa projeta concluir as instalações em 2027, com a expectativa de contratar mais de 700 funcionários até 2028 (ilustrativa/banco de imagens)

A Isuzu está apostando alto no mercado americano, destinando ¥43 bilhões (US$ 280 milhões) para a construção de uma nova fábrica de automóveis na Carolina do Sul, um projeto estrategicamente alinhado diante das tarifas elevadas impostas a componentes importados para os EUA a partir do México e do Canadá.

Publicidade

A empresa projeta concluir as instalações em 2027, com a expectativa de contratar mais de 700 funcionários até 2028 e fabricar 50 mil veículos anualmente até 2030.

Em comunicado, a Isuzu afirmou que planeja utilizar uma metodologia de fabricação flexível, capaz de atender à demanda por carros a gasolina enquanto considera a transição a longo prazo para carros de passeio elétricos.

Durante encontro com o presidente Donald Trump, o primeiro-ministro japonês Shigeru Ishiba relatou os planos da Isuzu de construir a planta e gerar empregos nos EUA.

Ishiba também mencionou que a Toyota está preparando mais anúncios de investimentos nos EUA, buscando favorecimento de Trump em temas econômicos e de defesa, durante visita a Washington neste mês.

As potenciais tarifas de Trump sobre produtos do México e Canadá representam um risco para os fabricantes de automóveis que dependem de fábricas nesses países para o mercado americano.

Fonte: Japan Times

.
Passagens Aereas para o Brasil
Casa Própria no Japão
Empregos no Japão - Konishi Sangyo
Fujiarte - Empregos no Japão
FUJIARTE - Empregos no Japão
Empregos no Japão
Kumon - Aprenda japonês e tenha mais oportunidades!
Banco do Brasil - Investimentos com rentabilidade superior!
Wistar Japan - Novo conceito de Empreiteira no Japão width=
Apartamentos para alugar no Japão
Apartamentos para alugar no Japão