
Tela da DeepSeek com logo em destaque (reprodução)
Soube-se na quarta-feira (12) que as empresas gigantes do Japão como a Toyota Motor, Mitsubishi Heavy Industries, Softbank e outras, proibiram o uso da inteligência artificial (IA) generativa desenvolvida pela startup chinesa DeepSeek no ambiente corporativo.
Essas gigantes têm preocupações sobre vazamento de informações para o governo chinês, ao usar a DeepSeek.
Como essas, o movimento é crescente entre outras empresas para proibir seu uso pelos funcionários.
A DeepSeek chocou o mundo com seu sucesso no desenvolvimento de IA generativa de baixo custo, mas estão surgindo preocupações sobre sua segurança. Soube-se que a Toyota Motor proibiu seu uso “devido a preocupações com a segurança da informação“.
A outra empresa gigante, Mitsubishi Heavy Industries, também tem planos de não usar essa plataforma, mesmo que um pedido seja feito dentro da empresa, a permissão para usá-la não será concedida nas circunstâncias atuais. A SoftBank restringiu o acesso de dentro da empresa e proibiu o download ou uso em dispositivos comerciais.
“Ao contrário da IA generativa da Microsoft, que usamos em nossos negócios, decidimos que ela representava um alto risco”, disse um representante de um grande fabricante de materiais que proibiu seu uso também.
“Consideramos os riscos de vazamentos de informações e de dados sendo usados para treinar a IA“, considerou um porta-voz de um grande fabricante de casas no país.
Gigantes privados e governos da Coreia do Sul e Taiwan também restrigem

App da IA generativa DeepSeek no smartphone (PM)
Na semana anterior, foram divulgadas informações de que os governos da Coreia do Sul e de Taiwan restringiram o uso da DeepSeek.
No caso da Coreia do Sul, os ministérios da Defesa e das Relações Exteriores estão proibidos de usá-la. Além disso, empresas gigantes privadas e instituições financeiras estão restringindo cada vez mais o uso dela.
Em Taiwan, foi proibido completamente o uso da DeepSeek em instituições públicas.
Por outro lado, universidades públicas e instituições de pesquisa que precisam usar essa IA generativa chinesa podem fazê-lo após obter permissão e tomar as medidas necessárias de acordo com os regulamentos.
Fontes: Minami Nippon Shimbun e NHK