
Imagem: NHK
A cotação do iene no mercado de câmbio de Tóquio subiu para 153 ienes por dólar, na faixa inicial, impulsionada por especulações de um aumento adicional dos juros pelo Banco do Japão, motivadas por declarações de ministros durante as deliberações parlamentares.
No início de janeiro a cotação estava na faixa dos 158 ienes por dólar.
Este movimento segue uma reação ao desempenho dos dados de emprego dos Estados Unidos, que ficaram abaixo das expectativas do mercado, o que aumentou a percepção de redução na diferença de taxas de juros entre Japão e EUA e intensificou as vendas de dólar em favor do iene.
No mercado de Tóquio, a valorização do iene atingiu o patamar iniciado em dezembro passado, sustentada por indicadores como o crescimento dos salários reais, que marcaram dois meses consecutivos de alta até dezembro do ano passado.
Durante a sessão parlamentar, o ministro da Revitalização Econômica, Akazawa, disse que ‘economicamente falando, a inflação é um fato‘, o que reforçou as perspectivas de ação do Banco do Japão.
Às 17h do dia 5, o iene era cotado a 153,34 por dólar, uma apreciação de 1 iene e 99 centavos em relação ao dia anterior. Em relação ao euro, o iene também se fortaleceu, sendo negociado a ¥159,50 a ¥159,54 por euro, uma alta de 66 centavos.
O euro, por sua vez, estava cotado a 1,0402 a 1,0403 dólares americanos. Analistas de mercado indicam que os comentários do presidente do Banco do Japão, Ueda, sobre a existência de um cenário inflacionário, suportados por mais comentários no dia subsequente por outros membros do governo, ampliaram a percepção de que o Banco do Japão tem maior margem para aumentar as taxas de juros.
Fonte: NHK