
A entrada de Japão e Canadá aumentou o número de signatários para 13, incluindo os EUA e a União Europeia (ilustrativa/banco de imagens)
O Japão e o Canadá assinaram na terça-feira (11) a Convenção Quadro do Conselho da Europa sobre Inteligência Artificial e Direitos Humanos, Democracia e Estado de Direito, tornando-se os primeiros países a aderirem a um tratado internacional legalmente vinculativo em matéria de IA.
O tratado foi adotado no ano passado pelo Conselho da Europa, que conta com 46 países-membros. Contudo, Japão e Canadá participaram das negociações como observadores até a assinatura.
A entrada dos 2 países aumentou o número de signatários para 13, incluindo os EUA e a União Europeia (UE).
“O Japão está assinando a convenção para demonstrar sua forte determinação em promover valores fundamentais como direitos humanos, democracia e o Estado de direito”, afirmou Hisashi Matsumoto, vice-ministro parlamentar dos Negócios Estrangeiros, durante a cerimônia de assinatura em Paris.
Ele expressou confiança de que tanto o tratado quanto o Processo de Hiroshima sobre IA, uma estrutura internacional liderada por Tóquio para estabelecer regras sobre IA generativa, serão a base para a governança global da inteligência artificial.
Fonte: Nippon