
Montadoras japonesas possuíam quase 90% de participação do mercado tailandês (ilustrativa/banco de imagens)
A Mazda está desafiando a tendência de outras montadoras japonesas que estão reduzindo operações na Tailândia, onde suas dominâncias de mercado estão diminuindo.
A empresa anunciou planos para iniciar a produção de SUVs no país com a abertura de uma nova linha de produção.
Os executivos da Mazda afirmaram que a empresa investirá aproximadamente US$144,3 milhões em uma fábrica operada conjuntamente com a montadora americana Ford.
Espera-se que a produção de SUVs híbridos compactos comece em 2027, com uma capacidade de 100 mil unidades por ano. A empresa planeja vender os veículos na Tailândia e em outros países do sudeste asiático.
A Mazda também planeja aumentar ainda mais suas vendas ao importar sedãs elétricos para a Tailândia.
Historicamente, as montadoras japonesas possuíam quase 90% de participação do mercado tailandês, mas essa participação caiu para a faixa de 70% devido à crescente demanda por veículos elétricos chineses.
Enquanto isso, a Suzuki Motor planeja fechar a fábrica de uma subsidiária na Tailândia até o final de 2025, a Nissan Motor planeja encerrar parcialmente a produção no país no próximo ano fiscal, e a Honda Motor busca consolidar a produção e reduzir sua capacidade.
O presidente e CEO da Mazda, Masahiro Moro, destaca que a empresa quer atender às necessidades dos clientes na Tailândia, onde a transição para veículos elétricos está em andamento.
Fonte: NHK