Monte Ontake entre Gifu e Nagano teve 309 sismos e expele bombas vulcânicas

O nível de alerta de erupção do Monte Ontake foi elevado por causa dos fluxos piroclásticos e terremotos.

Monte Ontake em erupção (NHK)

Em relação ao Monte Ontake, localizado na fronteira entre as províncias de Gifu e Nagano, onde o alerta de erupção foi elevado para o nível 2, a Agência de Meteorologia do Japão (AMJ) informou que a atividade sísmica parece ter se acalmado, mas continua alertando as pessoas para grandes rochas vulcânicas e fluxos piroclásticos a aproximadamente um quilômetro da cratera.

Publicidade

De acordo com a AMJ, em coletiva de imprensa na segunda-feira (10), o Monte Ontake sofreu um aumento nos terremotos vulcânicos desde meados de dezembro do ano passado, e o nível de alerta de erupção aumentou ainda mais em 16 de janeiro. Aconteceram 309 terremotos vulcânicos.

Os terremotos vulcânicos, causaram aumento do movimento da crosta perto do cume, e houve um aumento de tremores com epicentros rasos diretamente abaixo do cume.

A AMJ explicou que isso se deve à movimentação de águas subterrâneas aquecidas por magma e gases vulcânicos para áreas mais rasas da montanha.

Desde então, os terremotos vulcânicos diminuíram, e nenhum ocorreu desde 30 de janeiro. 

Yuji Usui, um analista de avaliação de atividade vulcânica da AMJ disse: “A atividade sísmica parece ter se acalmado, mas no passado, movimentos da crosta foram confirmados depois de algum tempo, então continuaremos monitorando e fazendo um julgamento cuidadoso”.

A equipe da AMJ pediu vigilância contínua contra grandes bombas vulcânicas e fluxos piroclásticos e que sigam as instruções das autoridades locais e de outras pessoas e evitem entrar em áreas perigosas.

Fonte: NHK

+ lidas agora

> >

Vamos Comentar?

--

Nevasca em Fukui na 2.ª feira: acúmulo em Echizen chega a 45 cm, acidente fatal e 19 feridos

Publicado em 11 de fevereiro de 2025, em Acidentes

Na província de Fukui há um local que teve quase um metro e meio de neve acumulada, o que causou acidentes, incluindo um fatal.

Nevasca deixou as vias públicas da cidade de Fukui nesse estado perigoso para o tráfego (NHK)

De acordo com o observatório meteorológico local, a neve caiu intermitentemente na segunda-feira (10), na província de Fukui devido à forte onda de frio. 

Publicidade

Às 17h de segunda-feira foram confirmados acúmulos de neve de 2,29 metros em Kuzuryu na cidade de Ono, 1,38 metro em média na cidade de Ono, 1,05 metro na cidade de Minami Echizen, 51 centímetros na cidade de Echizen e 45 centímetros na capital da província.   

Embora as condições climáticas severas que causaram nevasca estejam mais amenas, em algumas áreas podem ter neve ou chuva acompanhadas de trovões. 

A Agência de Meteorologia do Japão (AMJ) pede que as pessoas tenham cuidado com raios e, na parte norte da região, fiquem atentas às avalanches.

Cidade de Ono, onde a nevasca foi muito forte, na segunda-feira (NHK)

Na terça-feira (11), há previsão de neve ou chuva até o amanhecer, e Fukui deverá ser gradualmente coberta por alta pressão à tarde, amenizando o frio intenso.

Acidentes em Fukui, com morte

De acordo com a prefeitura e o Corpo de Bombeiros, um homem na faixa dos 80 anos foi encontrado morto após cair em um canal em Sakai, cidade de Ono, por um morador próximo por volta das 16h30 de domingo (9).

Canal de irrigação próximo à casa (NHK)

O canal de irrigação tinha quase a profundidade de um adulto, e o homem foi encontrado caído com um ferimento na cabeça e inconsciente. Mais tarde, sua morte foi confirmada.

A vítima mora muito perto de um canal de irrigação e foi visto removendo a neve sozinho ao redor de sua casa, por isso, os bombeiros consideram que pode ter caído acidentalmente na água gelada.

De acordo com o governo da província de Fukui, outras 19 pessoas ficaram feridas em acidentes na província desde 4 deste mês, incluindo tropeços ou quedas de telhados ao remover a neve. O governo pede que a população tome precauções de segurança ao retirar a neve acumulada.  

Fonte: NHK

.
Passagens Aereas para o Brasil
Casa Própria no Japão
Empregos no Japão - Konishi Sangyo
Fujiarte - Empregos no Japão
FUJIARTE - Empregos no Japão
Empregos no Japão
Kumon - Aprenda japonês e tenha mais oportunidades!
Banco do Brasil - Investimentos com rentabilidade superior!
Wistar Japan - Novo conceito de Empreiteira no Japão width=
Apartamentos para alugar no Japão
Apartamentos para alugar no Japão