
Monte Ontake em erupção (NHK)
Em relação ao Monte Ontake, localizado na fronteira entre as províncias de Gifu e Nagano, onde o alerta de erupção foi elevado para o nível 2, a Agência de Meteorologia do Japão (AMJ) informou que a atividade sísmica parece ter se acalmado, mas continua alertando as pessoas para grandes rochas vulcânicas e fluxos piroclásticos a aproximadamente um quilômetro da cratera.
De acordo com a AMJ, em coletiva de imprensa na segunda-feira (10), o Monte Ontake sofreu um aumento nos terremotos vulcânicos desde meados de dezembro do ano passado, e o nível de alerta de erupção aumentou ainda mais em 16 de janeiro. Aconteceram 309 terremotos vulcânicos.
Os terremotos vulcânicos, causaram aumento do movimento da crosta perto do cume, e houve um aumento de tremores com epicentros rasos diretamente abaixo do cume.
A AMJ explicou que isso se deve à movimentação de águas subterrâneas aquecidas por magma e gases vulcânicos para áreas mais rasas da montanha.
Desde então, os terremotos vulcânicos diminuíram, e nenhum ocorreu desde 30 de janeiro.
Yuji Usui, um analista de avaliação de atividade vulcânica da AMJ disse: “A atividade sísmica parece ter se acalmado, mas no passado, movimentos da crosta foram confirmados depois de algum tempo, então continuaremos monitorando e fazendo um julgamento cuidadoso”.
A equipe da AMJ pediu vigilância contínua contra grandes bombas vulcânicas e fluxos piroclásticos e que sigam as instruções das autoridades locais e de outras pessoas e evitem entrar em áreas perigosas.
Fonte: NHK