
Jato d’água do colapso no asfalto (telespectador da NHK)
Por volta das 3h05 de terça-feira (11), um morador de uma área residencial de Mizuhodai, cidade de Oamishirasato (Chiba), ligou para o 110 para relatar sobre o colapso no asfalto em frente à sua casa e que a água estava jorrando.
Acredita-se que uma tubulação subterrânea tenha se rompido, fazendo jorrar um jato d’água, com tanta pressão, que rompeu janelas e telhados de apartamentos, fazendo-os voar. Felizmente não houve feridos.
De acordo com a Delegacia de Polícia de Togane, o colapso abriu uma cratera de mais de 2 metros de largura. O jato d’água inclinado chegou, temporariamente, a uma altura máxima de 10 metros, mas com o passar do tempo, cerca de uma hora e meia, o fornecimento de água foi desligado.

Cratera com 2 metros de comprimento (NHK)
A rede de água interrompida para cerca de 20 casas, foi restabelecida por volta das 9h15, e a rodovia voltou a ficar transitável ao meio-dia. A companhia de fornecimento de água, na cidade de Togane (Chiba), está investigando a causa desse colapso. Mas, supõe-se que tenha ocorrido um rompimento de uma tubulação subterrânea de abastecimento de água, causando um forte vazamento.
A cena do incidente foi aproximadamente 1 quilômetro a sudoeste da Estação Oami na Linha JR Sotobo.
Um homem, 64 anos, que mora nas proximidades disse em choque: “Fui acordado por um barulho alto. A água jorrou no apartamento ao lado, inundando a entrada do prédio. Fiquei preocupado porque houve um grande incidente do buraco recentemente na cidade de Yashio (Saitama), mas nunca imaginei que isso aconteceria bem na frente da minha casa”.

Força do jato d’água (telespectador da NHK)
Fontes: Yomiuri e NHK