Presidente Lula será convidado do Japão, em março

O presidente Lula deverá vir ao Japão no fim do mês de março, como convidado do Estado.

Foto do presidente Lula (© Marcelo Camargo/Agência Brasil)

Soube-se que o governo japonês está tomando providências para que o presidente do Brasil, Luiz Inácio Lula da Silva, visite o Japão como convidado de Estado, no período de 24 a 27 de março. 

Publicidade

A decisão será tomada em uma reunião de gabinete em 14 deste mês. Vários funcionários do governo do Japão revelaram a informação na terça-feira (11). Esta é sua primeira visita de Estado ao país nipônico desde o presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, em maio de 2019. Isso foi descontinuado devido à pandemia do coronavírus.

Este ano tem o marco do 130.º aniversário do estabelecimento das relações diplomáticas entre o Japão e o Brasil. Lula deve realizar um evento relacionado à realeza em 25, durante sua estada. Espera-se que o evento inclua um encontro com o Imperador em um banquete. No dia seguinte, Lula terá um encontro com o primeiro-ministro Shigeru Ishiba e também participará de um evento relacionado à economia.

Lula deverá seguir para Vietnã antes de voltar ao Brasil

Lula com sua esposa, a primeira-dama (© Marcelo Camargo/Agência Brasil/Arquivo)

O Brasil é a maior potência econômica da América do Sul e tem a maior comunidade japonesa do mundo, por isso o Japão pretende fortalecer ainda mais os laços com o país.

Em uma entrevista no programa da Globo, Fantástico, que foi ao ar em 15 de dezembro de 2024, logo depois da sua alta hospitalar, o presidente afirmou que fará uma viagem ao Japão em março, pois nessa época já teria alta completa, o que lhe permite fazer longos trechos de avião. Na ocasião comentou que depois pretende visitar também o Vietnã.

A pergunta que não quer calar é se a primeira-dama o acompanhará, especialmente no banquete com o imperador e a imperatriz. 

~Atualização~

Na sexta-feira (14), o governo japonês confirmou a visita de Lula acompanhado da primeira-dama, nesse período de 24 a 27 de março. Entre várias agendas do presidente, o casal participará de um banquete no Palácio Imperial.

Fontes: Chiba Nippo e Kobe Shimbun

+ lidas agora

> >

Vamos Comentar?

--

Número de suicídios cai no Japão

Publicado em 12 de fevereiro de 2025, em Sociedade

As principais causas associadas aos suicídios incluem problemas de saúde, econômicos e familiares.

A província com a taxa mais alta de suicídios no Japão foi Iwate (ilustrativa/banco de imagens)

O Japão observou em 2024 uma redução significativa no número total de suicídios, registrando 20.268 casos, uma diminuição de 1.569 em relação ao ano anterior.

Publicidade

Este é o segundo menor total desde 1978, ano em que os registros começaram.

A taxa de suicídios, definida como o número de suicídios por 100 mil pessoas, caiu para 16,3, após uma redução de 1,3. No entanto, o número de crianças e adolescentes que tiraram suas próprias vidas atingiu um novo patamar alarmante.

De acordo com o Ministério da Saúde, Trabalho e Bem-Estar, problemas de saúde foram a motivação mais comum para o suicídio, estando presentes em 11.963 casos.

Questões econômicas ou de sustento e problemas familiares também foram fatores significativos, resultando em 5.075 e 4.334 suicídios, respectivamente.

Analisando por faixa etária, o grupo mais afetado foi o de pessoas na faixa dos 50 anos, com 3.786 casos, seguido por aqueles na faixa dos 40 anos, com 3.205.

Entre as crianças em idade escolar e estudantes, os suicídios aumentaram em 53 casos, totalizando 1.072.

Em particular, o número de estudantes do primário, ginásio e colegial que cometeram suicídio aumentou em 14, chegando a 527, o nível mais alto desde 1980.

Pela primeira vez, o número de suicídios entre meninas, 288, superou o número de meninos, 239, com um crescimento particularmente notável entre garotas do ensino primário e colegial.

Os suicídios de crianças em idade escolar mantiveram-se entre 300 e 400 entre 2011 e o início da pandemia de COVID-19 em 2020, quando saltaram para 499. Mesmo após o término da pandemia, os números permaneceram em torno de 500.

Enquanto isso, o número de suicídios diminuiu em 38 das 47 províncias do Japão.

A província com a taxa mais alta foi Iwate, com 22,9, seguida por Yamanashi, com 21,9, e Niigata, com 21,2. Tottori apresentou a menor taxa, de 12,1, seguida por Ishikawa, com 13,4, e Quioto, com 13,9.

O ministério destacou que muitas vezes as pessoas se veem levadas ao suicídio por questões sociais que podem ser solucionadas.

Em resposta, o governo está promovendo medidas abrangentes de prevenção ao suicídio, abrangendo saúde, assistência médica, bem-estar, educação, trabalho e outros campos.

Fonte: Nippon

.
Passagens Aereas para o Brasil
Casa Própria no Japão
Empregos no Japão - Konishi Sangyo
Fujiarte - Empregos no Japão
FUJIARTE - Empregos no Japão
Empregos no Japão
Kumon - Aprenda japonês e tenha mais oportunidades!
Banco do Brasil - Investimentos com rentabilidade superior!
Wistar Japan - Novo conceito de Empreiteira no Japão width=
Apartamentos para alugar no Japão
Apartamentos para alugar no Japão