
Foto do presidente Lula (© Marcelo Camargo/Agência Brasil)
Soube-se que o governo japonês está tomando providências para que o presidente do Brasil, Luiz Inácio Lula da Silva, visite o Japão como convidado de Estado, no período de 24 a 27 de março.
A decisão será tomada em uma reunião de gabinete em 14 deste mês. Vários funcionários do governo do Japão revelaram a informação na terça-feira (11). Esta é sua primeira visita de Estado ao país nipônico desde o presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, em maio de 2019. Isso foi descontinuado devido à pandemia do coronavírus.
Este ano tem o marco do 130.º aniversário do estabelecimento das relações diplomáticas entre o Japão e o Brasil. Lula deve realizar um evento relacionado à realeza em 25, durante sua estada. Espera-se que o evento inclua um encontro com o Imperador em um banquete. No dia seguinte, Lula terá um encontro com o primeiro-ministro Shigeru Ishiba e também participará de um evento relacionado à economia.
Lula deverá seguir para Vietnã antes de voltar ao Brasil

Lula com sua esposa, a primeira-dama (© Marcelo Camargo/Agência Brasil/Arquivo)
O Brasil é a maior potência econômica da América do Sul e tem a maior comunidade japonesa do mundo, por isso o Japão pretende fortalecer ainda mais os laços com o país.
Em uma entrevista no programa da Globo, Fantástico, que foi ao ar em 15 de dezembro de 2024, logo depois da sua alta hospitalar, o presidente afirmou que fará uma viagem ao Japão em março, pois nessa época já teria alta completa, o que lhe permite fazer longos trechos de avião. Na ocasião comentou que depois pretende visitar também o Vietnã.
A pergunta que não quer calar é se a primeira-dama o acompanhará, especialmente no banquete com o imperador e a imperatriz.
~Atualização~
Na sexta-feira (14), o governo japonês confirmou a visita de Lula acompanhado da primeira-dama, nesse período de 24 a 27 de março. Entre várias agendas do presidente, o casal participará de um banquete no Palácio Imperial.
Fontes: Chiba Nippo e Kobe Shimbun