
Bandeira da Toyota Motor (NHK)
Na quarta-feira (5), a Toyota Motor anunciou que revisou sua previsão de lucro operacional para o atual ano fiscal (que termina em março de 2025) para 4,7 trilhões de ienes, uma revisão para cima de 400 bilhões de ienes em relação ao seu plano anterior.
Embora os resultados tenham ficado aquém das expectativas do mercado, os preços das ações subiram em resposta ao anúncio.
Toyota Motor sofre queda de lucro operacional
Os resultados financeiros do grupo Toyota Motor para o período de abril a dezembro do ano passado mostraram um declínio no lucro operacional, que representa o lucro de seu negócio principal, pela primeira vez em 2 anos devido à queda nas vendas no Japão causada por problemas das fraudes de certificação e despesas como suporte a fornecedores.
Por outro lado, em relação às perspectivas de desempenho empresarial para este ano fiscal, a empresa espera que a receita operacional, que corresponde às vendas, atinja um recorde de 47 trilhões de ienes devido aos aumentos de preços e aos efeitos da moeda japonesa enfraquecida.
Lucro operacional da Toyota Motor cai 13,2% mas lucro líquido sobe
A montadora anunciou seus resultados financeiros consolidados (International Financial Reporting Standards) para o período de abril a dezembro de 2024.
A receita operacional, que corresponde às vendas, aumentou 4,9% em relação ao mesmo período do ano passado, para 35,673 trilhões de ienes, estabelecendo um novo recorde para o período de abril a dezembro.
O lucro operacional caiu 13,2%, para 3,6794 trilhões de ienes, enquanto o lucro líquido aumentou 3,9%, para 4,1003 trilhões de ienes.
Fontes: Yomiuri, NHK, Nagoya TV e Bloomberg