
‘Nada está definido, mas pode ser muito breve’, disse Trump aos jornalistas (banco de imagens)
O presidente dos EUA, Donald Trump, anunciou no domingo (16) que pode se reunir com Vladimir Putin “muito em breve”, destacando que acredita genuinamente que seu homólogo russo deseja encerrar os combates na Ucrânia.
“Nada está definido, mas pode ser muito breve“, disse Trump aos jornalistas, poucas horas depois de o Secretário de Estado, Marco Rubio, tentar moderar as expectativas sobre as conversas de alto nível que ocorrerão em breve em Riade para encerrar a guerra.
Rubio vai liderar uma delegação americana nas discussões com representantes russos na capital da Arábia Saudita nos próximos dias, marcando um momento decisivo na diplomacia enquanto a brutal guerra na Ucrânia se aproxima de seu terceiro ano.
Falando aos repórteres após um voo no Air Force One, Trump afirmou que sua equipe tem mantido conversas “longas e difíceis” com oficiais russos, incluindo seu enviado ao Oriente Médio, Steve Witkoff, que recentemente se reuniu com Putin por cerca de 3 horas.
Sobre Putin, Trump comentou: “Acho que ele quer parar de lutar“. Quando questionado se acredita que Putin quer tomar a totalidade da Ucrânia, Trump respondeu: “Essa foi minha pergunta para ele. Se ele fosse continuar… isso me causaria um grande problema”, acrescentou Trump. “Acho que ele quer acabar com isso, e eles querem terminar rápido. Ambos. Zelenskyy também quer dar fim ao conflito”, disse Trump, garantindo que o presidente ucraniano Volodymyr Zelensky está igualmente interessado em encerrar as hostilidades.
Enquanto isso, Zelensky declarou no domingo que acredita que a Rússia está se preparando para “entrar em guerra'”contra uma enfraquecida OTAN caso Trump dilua o apoio dos EUA à aliança, comentários que Trump pareceu ignorar, dizendo que não estava “nem um pouco” preocupado com a mensagem de Zelensky.
Fonte: Channel News Asia