
Vulcão no Havaí em atividade (USGS)
O vulcão Kilauea, um dos mais ativos do mundo, começou a entrar em erupção e a lançar lava no ar mais uma vez na terça-feira (11) na Ilha Grande do Havaí, Estados Unidos.
O vulcão Kilauea está em erupção intermitentemente há quase dois meses desde que explodiu em 23 de dezembro. A erupção está ocorrendo na cratera do cume do vulcão dentro do Parque Nacional dos Vulcões do Havaí. Nenhuma área residencial foi ameaçada pela lava.
A última liberação de rocha derretida começou às 10h16 com as lava fluindo para o chão da Cratera Halemaumau. Meia hora depois, uma abertura lançou lava a cerca de 330 pés (100,5 metros) de altura. No início da manhã de quarta-feira (12), as autoridades disseram que as fontes de lava estavam atingindo até 61 metros de altura.
“Os riscos atuais incluem emissões de gases vulcânicos e vidro vulcânico soprado pelo vento que podem impactar o Parque Nacional dos Vulcões do Havaí e comunidades próximas”, disse o Observatório de Vulcões Havaianos do Serviço Geológico dos Estados Unidos (USGS) em um comunicado.
O observatório divulgou um vídeo da atividade vulcânica e também está hospedando uma transmissão ao vivo da erupção (toque aqui).
Este é o 9.º episódio de atividade eruptiva desde 23 de dezembro, disse o Observatório de Vulcões Havaianos. Episódios anteriores duraram de 13 horas a oito dias, com pausas entre eles.
No mês passado, a afiliada da CBS KGMB relatou que o vulcão Kilauea fez um breve show espetacular com uma erupção de 26 horas, com câmeras ao vivo mostrando uma mistura de emissões de gases vulcânicos e vapor de chuva no cume. Um forte brilho da abertura norte indicou que a lava permaneceu perto da superfície da cratera, disseram os cientistas.
As pessoas têm se aglomerado para observar os locais dentro do parque nacional para ver a erupção.
O vulcão Kilauea fica a cerca de 320 quilômetros a sudeste de Honolulu.
Assista a um Short do YouTube.
Fontes: CBS News e The Guardian