
Os resultados mostraram que 396 crianças foram mortas ou ficaram gravemente feridas no período de janeiro a março. O número disparou para 508 entre abril e junho (ilustrativa/banco de imagens)
De acordo com a polícia japonesa, o número de acidentes de trânsito envolvendo estudantes tende a aumentar de abril a junho.
A polícia pede que estudantes tomem precauções extras quando o novo ano escolar começar em abril.
A Agência Nacional da Polícia (ANP) analisou dados mensais sobre acidentes no tráfego nos 5 anos até 2024 em que estudantes do primário foram mortos ou ficaram gravemente feridos enquanto caminhavam.
Os resultados mostraram que 396 crianças foram mortas ou ficaram gravemente feridas no período de janeiro a março. O número disparou para 508 entre abril e junho.
Dos acidentes envolvendo 1.830 crianças não houve violações de regras de trânsito por elas em 40,9% dos casos.
Entretanto, crianças correram nas ruas em 33,5% dos acidentes, quebraram regras por atravessar ruas em 16,9% e ignoraram semáforos em 3,2%.
A polícia também examinou casos de estudantes do primário, ginásio e colegial que foram mortos ou ficaram gravemente feridos enquanto andavam de bicicleta.
Eles dizem que o número dos envolvidos foi o mais alto em junho, com 582, citando que uma tendência de aumento ocorre da primavera ao verão.
Funcionários da agência dizem que as crianças podem gradualmente prestar menos atenção à segurança no tráfego enquanto elas se acostumam com seus novos ambientes escolares.
Eles planejam focar em levantar conscientização pública sobre regras de trânsito durante a campanha anual de segurança de primavera que começa em 6 de abril.
Fonte: NHK