
O alerta vulcânico no Monte Shinmoe foi elevado para o nível 3 (YouTube/ANN)
Autoridades meteorológicas no Japão elevaram o alerta vulcânico no Monte Shinmoe para o nível 3, na escala que vai até 5, restringindo acesso à montanha no sudoeste do arquipélago.
O Monte Shinmoe fica na cadeia de montanhas Kirishima que abrange as províncias de Kagoshima e Miyazaki.
A Agência de Meteorologia do Japão (AMJ) elevou o alerta às 3h53 deste domingo (30).
Um alerta de nível 2 estava em vigor antes, o que significa que acesso à cratera estava restrito.
Segundo a AMJ, terremotos vulcânicos com epicentro diretamente sob a cratera vêm aumentando desde sexta-feira (28).
A agência diz que movimentos terrestres indicando a expansão da montanha foram observados desde as 2h50 de domingo e tremores vulcânicos continuaram por cerca de 10 minutos.
Dados de observação de satélite também confirmaram movimentos os quais acreditam-se indicarem que o solo sob a área ao redor vem inchando desde novembro do ano passado.
Autoridades da AMJ dizem que atividade vulcânica no Monte Shinmoe está aumentando e alertam que uma erupção pode lançar grandes rochas vulcânicas até 4Km acima da cratera, e que fluxo piroclástico pode se deslocar por cerca de 2Km.
A AMJ também dizem que cinzas vulcânicas e possivelmente rochas pequenas podem ser levadas por ventos e cair em áreas remotas, e que vibrações aéreas causadas por uma erupção explosiva poderiam quebrar vidros de janelas.
A AMJ realizou uma coletiva de imprensa às 6h deste domingo.
Um funcionário responsável pelo monitoramento de atividade vulcânica, Tomoyuki Kanno, pediu que as pessoas sigam as instruções dos municípios e evitem entrar em áreas perigosas. Ele também pediu que aqueles que moram em áreas a favor do vento, incluindo rios, sejam cautelosos em relação a cinzas e pequenas rochas.
Ele acrescentou que durante erupções explosivas da montanha em 2011, algumas pessoas ficaram feridas por janelas que se quebraram devido a vibrações aéreas. Ele pediu que as pessoas fiquem longe de janelas em direção a montanhas e mantenham as cortinas fechadas.
Fonte: NHK